helio dórea - 65 anos de colunismo diário

Geral

"Viajando a gente aprende muita coisa nesta vida"

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, no Caderno Especial que celebra os seus 65 anos de colunismo diário

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal
                       Helio Dórea no histórico estádio do Real Madrid, o Santiago Bernebéu

Helio Dórea nunca escondeu de ninguém que o seu maior hobby é viajar. E como ele mesmo diz: se fosse para falar de viagens, teria assunto para muitos anos. Na opinião dele, que com certeza muitos vão concordar, viagem não é só prazer, compras e ostentação, viajar é conhecimento. E nada de viajar sozinho. As melhores viagens de sua vida foram em companhia da esposa, dos filhos e dos amigos, alguns inseparáveis. 

No Brasil, um lugar está especialmente guardado na memória e no coração: o Rio de Janeiro. Foi lá que viveu alguns dos momentos mais marcantes de sua vida e da trajetória profissional. Como esquecer os bailes no Copacabana Palace,  as festas deslumbrantes do Country Club e as recepções com a presença de artistas brasileiros e astros internacionais na casa de várias personalidades cariocas? Imagine você, em 89 anos de história, quantas histórias ele não tem para contar. Ainda bem que pudemos acompanhar grande parte delas em suas colunas sociais, a mais lida do Espírito Santo ao longo dos últimos 65 anos.

E entre os momentos inesquecíveis em "terras cariocas" está o jantar promovido pelo casal Sonia e Eduardo Chalfin em sua homenagem. Com um detalhe, a presença de capixabas ilustres, todas residentes no Rio.

Foto: arquivo pessoal
Só gente bacana ao lado do casal HD: Idinha Seabra Veiga, Manoela Ferrari, Marilia Coser, Selene Lins, Andrea Coser Rudge, Frederika Abaurre Sebastian Pinto, Regina Horta, Mariza Coser, Tania Drummond e Helenita Araujo

Entre as viagens já realizadas, e todo o conhecimento adquirido em cinco continentes, Hélio também tem um lugar especial fora do país: Paris. Segundo conta, quando está passeando pela charmosa avenida Champs-Élysées se sente em casa. E chega até a ser reconhecido por alguns garçons mais atentos: vive le brésilien. 

Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Fotos da Galeria
1- No aniversário da amiga Tania Drummond, no Country Club do Rio de Janeiro;
2- Em um dos seus lugares prediletos do mundo: a Champs-Élysées, conhecida como "La plus belle avenue du monde" (a avenida mais bela do mundo);
3- Em Epernay, a terra do Champanhe; ao seu lado a esposa Regina e logo atrás a estátua de Dom Pérignon, descobridor da charmosa bebida;
4- Com a esposa Regina em mais um cartão postal;
5- Na imortal Fontana di Trevi, em Roma. na Italia. Escola não teve a opirunitidade, mora de lnendiinod.

Entre os momentos inesquecíveis na "Cidade Luz" está a inauguração do clube ‘Régine´s, a convite do "Rei da Noite", o empresário carioca Ricardo Amaral. Entre as dezenas de convidados uma chamava a atenção: Catherine Deneuve, la Belle de jour, que desfilou sua simpatia entre os convidados daquela que seria uma das mais importantes rede de boates dos anos 1970 e 1980. Foi também em Paris que Helio, em razão do seu aniversário, ganhou um jantar pra lá de especial do casal de amigos Diva e Gilberto Michelini. 

A França também foi palco de outros momentos marcantes. A visita a cidade de Epernay, considerada a capital mundial do champanhe, a convite da Moët & Chandon, maior empresa do ramo no mundo, e também a romântica viagem entre Veneza e Paris no Orient Express, claro, ao lado da sua amada Regina. Além da viagem ser espetacular, e o trem um verdadeiro luxo, Helio garante que não tem como não se encantar ao conhecer de perto um dos mais notórios cenários da literatura mundial, majestosamente eternizado na obra de Agatha Christie.

Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Fotos da Galeria
1- No Expresso do Oriente, entre Veneza e Paris; trem imortalizado na obra de Agatha Christie, que no seu ápice ligava Paris a Constantinopla;
2- Na Cidade do Cabo, na África do Sul;
3- Palco histórico e de muitas histórias de nosso colunista: a Grécia;
4- Em um cruzeiro, uma das grandes paixões de Helio. No click, a viagem pelos países nórdicos;
5- E quem disse que ele não gosta de uma aventura?; 
6- Em frente ao Hôtel Carlton, em Mônaco;
7- Com a esposa Regina, companheira de todas as horas, em Las Vegas, nos Estados Unidos. 

E entre tantas jornadas mundo a fora, outras viagens se tornaram marcantes: Nova York, Cidade do Cabo, Tóquio, Londres, Taiti, Praga, Las Vegas, Países Nórdicos, Amsterdam, Egito, Roma...São tantos lugares, e tantas histórias, que se fosse pelo colunista, teríamos um Caderno Especial só para falar de viagens. 

Quando Berlim, capital da Alemanha, se libertou da União Soviética, que dominava o setor oriental da cidade, Helio foi ver a nova Berlin, com o "Muro da Vergonha" já destruído. Para se ter uma ideia, dos 51 quilômetros que chegou a ter, hoje só restaram três. E nosso viajante não trouxe apenas esse momento histórico na memória não, ele também trouxe na bagagem um pedaço do muro. 

Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea
Helio Dórea

Para finalizar, uma com um gostinho especial, e que também rendeu boas histórias: a Grécia, o berço da civilização ocidental. Nessa, Helio Dórea faz questão de pontuar dois momentos curiosos.  Ao chegar em Atenas, foi visitar o Parthenon, templo dedicado a deusa Atena. Conversando com o guia, ele percebeu que havia um espaço vago, muito grande, debaixo do local. Assim, perguntou imediatamente do que se tratava. E logo veio a descoberta. Como o país recorrentemente era sujeito a ser invadido por outras nações, todas as obras de arte eram guardadas neste local, e depois escondidas com paredes falsa em torno delas. Sabe qual o nome do lugar? Pinacoteca. Foi daí que veio o nome que conhecemos hoje. 

Outra curiosidade é em relação ao conceito de Democracia. Muita gente acha que ela nasceu na França, na Inglaterra ou nos Estados Unidos, nada disso, alerta Helio, a democracia nasceu na Grécia, durante a antiguidade clássica, isto é, cerca de 500 anos antes de Cristo.  Como vocês puderam ler, e ver, histórias e viagens não faltam na vida de Helio. Assim como grandes amigos e muita gente bacana que desfilou em 65 anos de colunas sociais. Descubra algumas delas, e outras ótimas histórias, no próximo capítulo do Caderno Especial.

Helio Dórea- 65 anos de Colunismo Social

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, a partir de dez reportagens do Caderno Especial. Em 2020, Helio completa 65 anos de colunismo diário. 

Pontos moeda