Geral

ES antecipa para 4 meses prazo para aplicação de doses de reforço em idosos

Além disso, a população adulta pode começar a ser vacinada com doses de reforço ainda neste ano

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

A partir desta sexta-feira (22), o prazo para que idosos recebam a dose de reforço contra a covid-19 será reduzido. Quem tem mais de 60 anos poderá receber a aplicação com quatro meses de intervalo da segunda dose. Anteriormente, o prazo era de seis meses.

A informação é do secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, passada durante uma coletiva realizada nesta quinta-feira (21). Segundo ele, o prazo é válido, independentemente da vacina aplicada em primeira e segunda doses.

"Neste momento temos condições de reduzir o prazo de vacinação da população idosa", disse.

"Temos mais de 68% da população adulta tomando a segunda dose. Com as medidas da intercambialidade da vacina, além da redução do intervalo da segunda dose para a dose de reforço, muito rapidamente vamos alcançar uma cobertura desejável", afirmou o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Ele também destacou a adesão dos adolescentes acima dos 12 anos com a vacinação. Segundo ele, cerca de 70% desta população no Espírito Santo já se vacinou contra a covid-19 com primeira dose.

Anteriormente, havia 360 mil pessoas que não compareceram para se vacinar no momento adequado e esse número caiu para 300 mil. Se mais pessoas comparecerem, vamos elevar o número para mais de 80% de pessoas vacinadas.

Nésio Fernandes também comemorou a aceitação da vacinação pela população capixaba. Segundo ele, a ampla maioria da população optou pela ciência e pela vida.

"As posições antivacinas foram, praticamente, derrotadas no Espírito Santo. Cerca de 95% da população adulta já tomou a primeira ou a dose única contra a covid-19. Estamos prestes a ser reconhecidos como o estado que teve um melhor desempenho na vacinação", disse.

Ele ainda destacou que todas as regiões do Espírito Santo devem ser consideradas na classificação muito baixa ainda em novembro. "É pouco provável que em dezembro tenhamos alguma cidade em risco baixo ou moderado", afirmou.

Plataforma Vacina e Confia terá novas funcionalidades

A partir desta quinta-feira, a plataforma Vacina e Confia estará atualizando, a cada 10 minutos, a evolução da vacinação para todas as cidades capixabas e o avanço nas últimas 24 horas, levando em consideração as microrregiões e as metas que precisam ser alcançadas para avançar para o risco muito baixo.

"Todas as informações são oriundas diretamente do banco de dados da plataforma. Queremos dar mais transparência. Em situações de erros de digitação, por exemplo, isso também será mostrado para que o município corrija", afirma o secretário. 

Pessoas com medo extremo de agulhas terão acompanhamento psicológico

A plataforma também está aceitando o cadastro das pessoas que possuem medo extremo de agulhas. Toda a população que deseje autodeclarar esse medo pode realizar o cadastro para receber um apoio psicológico.

"Realizaremos diversas estratégias de apoio psicológico para essa população que deseja ser vacinada, mas têm esse medo. O Sistema de Saúde precisa se adequar a esse tipo de demanda. Iremos garantir que todos tenham a garantia de se vacinar contra a doença", afirmou

O censo de cadastro será realizado até o dia 31 de outubro. Segundo o secretário, cerca de 300 pessoas já se cadastraram para receber o apoio psicológico.

"Será realizado um acompanhamento psicológico. Essas pessoas podem receber a abordagem de um psicólogo no momento anterior à vacinação, pode levar uma pessoa na qual ele confie plenamente. Em qualquer caso, pode haver, também a administração de um medicamento de via oral para amenizar os efeitos da ansiedade", afirmou.

Regras para risco muito baixo são concluídas

Prestes a entrar no risco muito baixo, as regras para manter os cuidados estão sendo concluídos. A máscara deve ser mantida até que a Organização Mundial da Saúde apresente uma orientação geral.

Em relação à testagem, cada município deve manter um ponto para a livre demanda. "Estamos ampliando cada vez mais os ponto. É uma questão básica de referência a cada cidade. É algo espontâneo de livre demanda. Já temos na rodoviária, aeroporto e em alguns hospitais sobre a gestão estadual. Também temos nos terminais e na Ufes. Além disso, estamos discutindo as ampliações para os campus da Ufes em outras cidades e para os Ifes", afirmou.

Na próxima semana, a testagem passa a ser realizada em uma unidade regional em Colatina e também no CREFES, em Vila Velha. Mais de 200 mil testes de antígeno já foram distribuídos aos municípios do Espírito Santo.

O secretário ainda afirmou que a população não deve subestimar qualquer sintoma. "Desde um desconforto na garganta até qualquer perca de olfato e sabor. Não subestimem a covid-19. Os municípios podem realizar qualquer tipo de teste sem a necessidade de encaminhamento para outros locais", afirma.

Adultos podem começar a receber 3ª dose ainda em dezembro

De acordo com o secretário, a população adulta poderá começar a receber a dose de reforço ainda este ano.

"A terceira dose pode ser aplicada nos adultos abaixo de 60 anos ainda em dezembro, mas é preciso cumprir as metas de vacinação da D2 para garantir a cobertura adequada no plano atual. O tema ainda será verificado ao longo das próximas semanas", afirmou.

Veja como foi a coletiva!


Pontos moeda