Geral

"Consideramos que as festas de final de ano serão liberadas", diz secretário de Saúde do ES

A expectativa da Sesa é que o avanço da imunização contra o novo coronavírus no estado contribua para momentos mais festivos, com a chegada do final do ano e as férias de verão

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concede uma entrevista coletiva, nesta terça-feira (27) para falar sobre as ações de combate à covid-19 no Espírito Santo.

Foto: Divulgação

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, o número de idosos aptos para alcançar a meta do risco "muito baixo" registrou uma queda na cobertura. "Desta maneira, podemos perceber que a ampla maioria das regiões têm desempenho satisfatório de adolescentes e da D2 na população adulta. Em novembro, o desafio será alcançar a plena cobertura vacinal da dose de reforço na população idosa".

Colatina e Vitória contarão com novos postos de testagem

Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Vigilância em Saúde, disse que como a vacina está seguindo muito bem, a tendência é  que o Espírito Santo tenha todas as microrregiões na cor azul. Mas, o momento ainda é de alerta uma vez que 281 mil capixabas ainda estão com a segunda dose em atraso.

"A testagem também vai definir no avanço dessas regiões na cor azul. Cada cidade precisa colocar um ponto de testagem com livre demanda, onde o indivíduo pode decidir a necessidade de fazer o teste. Temos vários pontos na Grande Vitória e começaremos amanhã em Colatina e Vila Velha, no Crefes, mais pontos de testagem para o RT-PCR", afirmou o subsecretário.

Com relação as máscaras, a pasta recomenda que elas deverão continuar sendo amplamente usadas, principalmente em regiões muito movimentadas, ônibus e ambiente fechados. Nésio Fernandes, reforçou que o uso delas é importante por que incrementa a proteção, funcionando como uma barreira (física) a mais para garantir a proteção da população.

Sesa anuncia alteração do limite de pessoas em ambientes abertos e fechados no ES

Reblin afirmou que, de imediato, nas áreas onde o mapa de risco está verde, a secretaria está alterando o limite de pessoas por ambiente já a partir do mês de novembro. "Estamos alterando o limite de população por ambiente, estabelecendo o máximo de 1.200 para espaços fechados e respeitando 50% da capacidade desses ambientes quando forem abertos. Também será feita a exigência da vacinação primária completa para ingressar nesses ambientes", lembrou.

Outro ponto abordado durante a coletiva é realização das festas de fim de ano. A expectativa da Sesa é que a imunização contra o novo coronavírus contribua para momentos mais festivos com a chegada do final do ano e as férias de verão. De acordo com o secretário, "com as coberturas vacinais, consideramos que as festas de final de ano serão liberadas no Espírito Santo, e que poderemos ao longo de 2022, ter um momento de superação desta etapa da pandemia".

Pontos moeda