Geral

Com água mais baixa, 400 moradores de Viana voltam para suas casas após fortes chuvas

Dessa forma, a cidade não possui mais desabrigados e desalojados por causa da enchente. Prefeitura iniciou, nesta quarta, a limpeza das ruas do município

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

As mais de 400 pessoas que tiveram de deixar suas casas em Viana, por causa da forte chuva que atingiu o município nos últimos dias, já puderem retornar para suas residências. Dessa forma, a cidade não possui mais desabrigados e desalojados por causa da enchente.

Com a diminuição da chuva e o sol já aparecendo em alguns momentos do dia, o nível da água baixou em Viana, o que favoreceu o retorno dos moradores a seus lares. A prefeitura informou que ajudou, por meio de equipamentos de sucção, a retirar a água de dentro de algumas casas dos moradores.

Na segunda-feira (11), cinco pessoas de uma mesma família chegaram a ser encaminhadas para um abrigo da prefeitura, após o telhado da casa onde eles moram, no bairro Bom Pastor, sofrer uma infiltração. No entanto, os dois adultos e três crianças voltaram para o imóvel na terça-feira (12).

No início da noite de terça, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, informou que havia decretado situação de emergência para o município. O decreto possibilita um poder de resposta maior para obras de infraestrutura e obtenção de recursos do Estado e da União.

Segundo o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado no início da manhã desta quarta-feira, a cidade tinha sido a mais atingida pela chuva, em 24 horas. Nesse período, o acumulado de chuva registrado foi de 86,6 milímetros.

Trabalho de limpeza é intensificado em Viana

Com o nível da água tendo baixado no município, a Prefeitura de Viana intensificou o trabalho de limpeza nas ruas da cidade, para retirar das vias e bueiros toda sujeira, lama e materiais que foram arrastados pelos alagamentos. 

Segundo a prefeitura, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Ordem Pública foram destacadas para trabalhar em todas as áreas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos quatro dias.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

A limpeza de ruas com carros-pipa e a desobstrução de lixo, galhos e entulhos jogados no Rio Formate, na região do bairro Industrial, com a utilização de retroescavadeira e caminhão basculante, para a retirada de materiais, foram outras ações realizadas. O serviço foi feito em ruas de Bom Pastor, Vila Bethânia e Industrial.  

Ainda de acordo com a prefeitura, o serviço de tapa-buracos nos bairros tem previsão de ocorrer a partir desta quinta-feira (14), se o tempo ficar firme.

A administração municipal informou ainda que a limpeza e dragagem do Rio Formate, que corta bairros do município e provoca os alagamentos, será autorizada pelo governo estadual. A solicitação foi realizada em forma de projeto, há alguns meses, ao governo do Estado e deve ter início em breve.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil municipal continua monitorando o nível da água dos rios Formate e Jucu, que já baixaram. O Rio Formate corta, em Viana, os bairros Formate, Marcílio de Noronha, Industrial, Vila Bethânia, Campo Verde, Coqueiral de Viana e Morada de Bethânia.

"Estamos trabalhando para que a rotina dos vianenses volte à normalidade, mas ainda com atenção redobrada às áreas de risco e ao nível dos rios, e também buscando formas para que em novos períodos de chuvas a população não seja prejudicada", disse o prefeito Wanderson Bueno.

LEIA TAMBÉM:
>> Inmet faz novo alerta de chuvas intensas para 19 cidades do ES
>> VÍDEO | Idosa de 83 anos tem casa interditada após prédio ao lado desabar em Vila Velha
>> Chuva dá trégua, mas ruas de Cobilândia amanhecem alagadas

Pontos moeda