Geral

Em estado de emergência, Viana registra maior acumulado de chuva em 24h no ES

De acordo com informações do prefeito da cidade, Wanderson Bueno, 400 pessoas estão desalojadas e 5 desabrigadas no município

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória
Rua alagada em Vila Bethânia

Viana foi o município capixaba onde mais choveu em 24 horas. A informação é do boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado por volta das 6 horas desta quarta-feira (13). Por causa das chuvas, o município decretou situação de emergência.

De acordo com a Defesa Civil, um total de 15 cidades capixabas registraram mais de 30 milímetros de chuva em 24 horas. Entre elas, Cariacica (71,88 mm), Vila Velha (71,81 mm) e Vitória (67,74 mm).

Leia também: Dia começa com sol, mas previsão é de mais chuva no ES nesta quarta-feira

Veja a lista completa (atualizada às 6 horas desta quarta)

Foto: Defesa Civil

Viana decreta situação de emergência

Viana decretou, no início da noite de terça-feira (12), situação de emergência no município. De acordo com informações do prefeito da cidade, Wanderson Bueno, 400 pessoas estão desalojadas e 5 desabrigadas no município.

Ainda segundo o prefeito, foram "três dias de intensas chuvas, e mais de 200 milímetros desde domingo".

"Nós tivemos a oportunidade de fazer uma ronda no município desde o dia de ontem (segunda-feira), onde foram registrados mais de sete bairros que tiveram casas inundadas, pessoas desalojadas, aproximadamente 400 pessoas, cinco estão em situação de abrigo", disse.

Leia também: Leptospirose e Hepatite podem ser transmitidas em água de enchentes. Veja como se proteger!

A Prefeitura de Viana informou que todas as 400 pessoas estão nas casas de parentes ou amigos. Sobre as cinco pessoas que estavam em um abrigo da prefeitura, todos da mesma família — sendo dois adultos e três crianças —, a prefeitura informou que eles já retornaram para casa.

Prefeitura anuncia limpeza do rio Formate

Em nota, a prefeitura afirmou que nesta terça-feira (12) teve a informação de que será autorizada a limpeza e dragagem do Rio Formate, que corta bairros do município e provoca os alagamentos.

A solicitação foi realizada em forma de projeto há alguns meses ao Governo do Estado e deve ter início em breve.

Veja o prununciamento do prefeito na íntegra:

As áreas mais atingidas pela chuva no município são:

Centro, Bom Pastor, Ribeira, Ipanema, Universal, Canaã, Primavera, Industrial, Marcílio de Noronha, Arlindo Villaschi, Campo Verde, Nova Bethânia, Vila Bethânia, Areinha, Caxias do Sul, Soteco, Vale do Sol, Morada de Bethânia, Coqueiral de Viana, Parque Industrial, Jucú e Araçatiba.

Também foram afetadas as comunidades de Santo Agostinho, Loteamento Verona, Piapitangui, Nova Belém, Loteamento Santa Júlia, Tanque, Córrego da Onça e Santa Terezinha, além da zona rural da cidade.

Pontos moeda