Geral

ES deve entrar em fase azul com risco 'muito baixo' e Casagrande anuncia mudanças nesta quarta

Avanço da cobertura de vacinação contra a covid-19 deve ser determinante para maior flexibilização das regras. Pronunciamento sobre o mapa de classificação de risco será transmitido, ao vivo, às 18h, pelo Folha Vitória

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fará um pronunciamento sobre o mapa de classificação de risco para a covid nesta quarta-feira (6). O anúncio, que será transmitido ao vivo pelo Folha Vitória, está previsto para começar às 18h.

Segundo fontes do jornal on-line, a expectativa é de que cidades do Estado migrem para uma fase azul, classificada como risco "muito baixo", que atualmente não existe no mapa divulgado pela secretaria de Saúde. A mudança já ocorreria a partir do fim de novembro deste ano por conta do avanço da cobertura da vacinação em todo o Espírito Santo.

Na prática, isso significa que as cidades na fase azul terão maior flexibilização das regras, como é o caso dos eventos, conforme a Coluna Pedro Permuy adiantou, com exclusividade, nesta quarta-feira (6). A secretária de Estado do Turismo, Lenise Loureiro, detalhou que o passaporte da vacina, por exemplo, será um dos itens que os grandes shows e eventos poderão exigir dos visitantes no fim do ano. 

Cobertura vacinal dos municípios deve determinar nova classificação do mapa de risco no ES

Nesta terça-feira (05), durante um pronunciamento, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, disse que a cobertura vacinal será considerada determinante para a classificação de risco de cada município.

"A cobertura vacinal passará a ser o principal fator determinante para que a população de um município seja reconhecida com risco muito baixo para a covid-19", afirmou Nésio.

O secretário já havia comentado a possibilidade de criação de uma nova categoria, chamada "risco azul", que classificaria os municípios com risco baixíssimo de transmissão da doença.

A expectativa é de que essa nova de classificação de risco seja discutida e anunciada durante o pronunciamento do governador, nesta quarta-feira. 

"Nós teremos uma reunião extraordinária da sala de situação onde iremos atualizar diversas medidas de enfrentamento à pandemia no Estado. O governador Renato Casagrande fará um pronunciamento em que fará anúncios importantes na reorientação da estratégia e na metodologia da classificação de risco das cidades capixabas na matriz de risco", disse o secretário. 

Leia também:

>> Aumento de internações por covid está ligado a quem não quer se vacinar, aponta Nésio Fernandes

>> Mais de 40% das internações por covid no ES são de pessoas que recusaram a vacina

>> Viana Vacinada: meia dose usada em estudo poderá ser aplicada como dose de reforço

Pontos moeda