Geral

ES tem novo alerta de chuvas fortes e temporais durante e após o feriadão

Segundo o aviso meteorológico, existem condições favoráveis para que ocorram de pancadas moderadas a fortes chuvas na região Sul, Serrana e Grande Vitória

Foto: Beatriz Figueiredo

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou na manhã desta sexta-feira (08), o alerta vermelho para fortes chuvas no Estado. O nível do alerta é de atenção e valerá a partir de domingo (10) até a próxima quarta-feira (13).

Foto: incaper
O mapa divulgado pelo Incaper mostra as regiões que estão em alerta vermelho

Segundo o aviso meteorológico, existem condições favoráveis para que ocorram de pancadas moderadas a fortes chuvas na região Sul, Serrana e Grande Vitória, no período da tarde. Há possibilidade de acumulados significativos de chuva nessas regiões. 

Foto: incaper
Este outro mapa divulgado pelo Incaper mostra as regiões que estão em alerta (nível alto ou moderado) entre segunda-feira (11) e quarta-feira (13)

Na próxima semana, de segunda-feira (11) à quarta-feira (13), as condições para chuvas de intensidade moderada a forte devem continuar. Em algumas áreas do Estado, também existe a possibilidade de acumulados significativos de chuva.

Em caso de situação de perigo iminente, o Incaper recomenda que seja feito contato com os órgãos de Defesa Civil pelo telefone (27) 3194-3652. 

O Climatempo também emitiu um alerta nesta sexta-feira (08) de que nos próximos dias, a circulação de vento em todas as camadas da atmosfera poderá causar temporais e favorecer o crescimento de muitas nuvens carregadas no Sul do Brasil neste sábado (09). 

O aviso ressalta que no domingo (10) e na segunda-feira (11) ficam em alerta para o risco de temporais os estados de São Paulo, Rio De Janeiro e Espírito Santo. A chuva pode vir acompanhada de muitos raios e de rajadas de vento, que podem chegar a 80 km/h durante a chuva mais intensa. 

Os maiores volumes de chuva serão observados no centro-norte e oeste de SP, no interior do RJ, no ES e no centro-sul e leste de MG, podendo chegar a 100mm acumulados, inclusive na Grande Vitória.

A Climatempo ainda chama a atenção para o risco de alagamentos e transbordamentos, queda de galhos e destelhamentos.

Pontos moeda