Geral

Família de porcos fica ilhada em alagamento no Espírito Santo

Segundo moradores, os animais foram levados pela correnteza

Viviane Lopes de Souza Henriques de Azevedo

Redação Folha Vitória
Foto: Kelly Marques

Uma família com quatro porquinhos ficou ilhada, em uma rua alagada no bairro Vila Rica, em Cariacica, na manhã desta terça (12).

A moradora Kelly Marques disse que fez as fotos da varanda da casa dela na hora em que os porquinhos estavam encurralados em uma parede.

"Eles eram muito pequenos e depois acabaram descendo a rua com a força da correnteza, mas depois eles sumiram", contou a moradora.

Kelly disse ainda que a rua em que os porcos estavam fica perto de um rio, que acabou transbordando. Segundo ele, é frequente animais andarem soltos pelo bairro. 

"Moro aqui em Vila Rica há muito tempo e sempre alaga quando chove muito," desabafou.

A equipe de reportagem do Folha Vitória entrou em contato com a Prefeitura de Cariacica para saber se eles foram acionados para atender essa ocorrência e aguarda um retorno. 

>> Cariacica é o município do ES com maior volume de chuva em 24h

A Defesa Civil de Cariacica atendeu 18 ocorrências relacionadas às chuvas entre esta segunda (11) e terça-feira (12). A maior parte das ocorrências são relacionadas a deslizamento de terra. Não há registro de desabrigados e nem de desalojados no município.

Foto: Reprodução redes sociais

O órgão informou que está monitorando todas as 53 áreas de risco (encostas) da cidade. Os pontos de alagamentos estão sendo acompanhados pelo videomonitoramento.

Segundo a prefeitura, os bairros de Oriente, Alto Lage, Alto Mucuri, Vila Prudêncio, Boa Sorte, Rio Marinho, Alice Coutinho, Tucum, Porto de Cariacica, Operário, Rosa da Penha, Padre Gabriel, Vista Mar, Bandeirantes, São Francisco, Maracanã, Santa Luzia e Jardim Alah registraram ocorrências por causa da chuva. 

Chuva forte deixa desalojados e desabrigados no estado

>> Pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas nas cidades de Vila Velha, Viana e Fundão.  

As cidades de Serra, Cariacica e Vila Velha, estão sob risco alto de deslizamento de terra, além do risco moderado de inundação em diversos pontos.

A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu 19 alertas, entre riscos de inundação e deslizamentos, para 16 cidades capixabas. Além dos municípios de diversas regiões, toda a Grande Vitória está na lista.

Tempo chuvoso deve continuar até quarta

O Incaper divulgou um alerta que vale até quarta (13) por conta do acumulado de chuva observado nos últimos dias e, a persistência de condições meteorológicas favoráveis para continuidade das chuvas de intensidade moderada em todo o estado.

A previsão é de que o tempo comece a melhorar na quarta-feira. O sol deve aparecer e as temperaturas devem subir.  Podem ocorrer pancadas rápidas e esparsas de chuva, com menor chance em parte da Região Noroeste e maior probabilidade nas vizinhanças da região de Pedra Azul, não estão descartadas trovoadas e possíveis rajadas de vento.

Pontos moeda