Geral

Fase azul: veja quais cidades devem alcançar primeiro o 'risco muito baixo' no ES

A Região Sudoeste Serrana foi a que mais vacinou, com as duas doses ou dose única, pessoas com 18 anos ou mais. Além disso, tem bom desempenho na imunização de adolescentes e idosos

Foto: Reprodução
Região Sudoeste Serrana é a que mais está próxima de chegar ao risco muito baixo para a covid-19

A Região Sudoeste Serrana do Espírito Santo é a que está mais próxima de atingir todas as metas de vacinação necessárias para chegar ao risco 'muito baixo' para a covid-19. A nova classificação entra em vigor no mês que vem e será representada pela cor azul.

A região, segundo o governo do Estado, foi a que mais vacinou, com as duas doses ou dose única, pessoas com 18 anos ou mais. Além disso, foi a segunda que mais imunizou adolescentes com a D1 e idosos com a dose de reforço.

O desempenho da região foi enaltecido pelo governador Renato Casagrande, que também destacou o índice de vacinação da Região Litoral Sul, entre os adolescentes, e o da Região Metropolitana, entre os idosos.

De acordo com as regras estipuladas pelo governo estadual no mapa de risco para a covid-19, para uma microrregião chegar à fase azul deverá ter pelo menos 80% da sua população adulta com as duas doses da vacina ou dose única; 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose; e 90% da população idosa, acima de 60 anos, e de imunossuprimidos com a dose reforço.

Dados do governo do Estado apontam que a Região Sudoeste Serrana já vacinou 73,52% dos adultos, 84,71% dos adolescentes e 78,3% dos idosos. A região é formada pelos municípios de Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.

Além dela, o Espírito Santo possui outras nove microrregiões administrativas — Caparaó, Central Sul, Centro-Oeste, Rio Doce, Central Serrana, Litoral Sul, Metropolitana, Nordeste e Noroeste.

Foto: Divulgação / Governo

Leia também: Risco 'muito baixo' será atribuído a microrregiões do ES e não a municípios. Entenda!

Fase azul será permanente

Outro requisito indispensável para que uma microrregião alcance o risco muito baixo para a covid-19 é que cada município tenha pelo menos um ponto para testagem livre, no qual a pessoa poderá realizar a testagem gratuitamente quando julgar necessário — mesmo se não apresentar sintomas.

A partir do momento em que uma microrregião atingir o risco muito baixo, ela não sairá mais dessa classificação. Isso só ocorrerá se houver uma nova crise sanitária, que force o Estado a alterar as regras do mapa de risco.

Enquanto uma microrregião não chegar a esse patamar, seus municípios continuarão sendo classificados, individualmente, nos demais riscos (baixo, moderado, alto e extremo), como é feito atualmente semana a semana.

Além disso, ao atingir a classificação azul, as medidas qualificadas aplicadas aos demais riscos serão extintas, não havendo restrições para atividades econômicas, sociais e culturais.

Pontos moeda