Geral

Feriadão com alerta de chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e ondas de até 3 metros no ES

Em um alerta válido até às 11 horas desta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca o perigo em todos os 78 municípios capixabas.

Foto: Leitor Folha Vitória/ Marcos A S Bandeira
*Matéria atualizadas às 11h10, após a divulgação do novo alerta do Inmet

Para quem esperava o feriado prolongado para curtir uma praia e tomar aquele sol, a notícia é que vale reconsiderar a programação. Pelo menos até a próxima terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, a previsão é de chuva na maior parte do Espírito Santo.

Em um alerta válido até às 11 horas desta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca a possibilidade de chuvas intensas e ventos de até 100 quilômetros por hora em todos os 78 municípios capixabas.

Segundo previsão do Climatempo, o mar do litoral capixaba seguirá agitado, o que deve ocasionar ondas de até 3 metros até o final do feriado. Para este domingo (10), são esperadas ondas de 2,5 m.

A situação também deve acontecer no litoral norte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e também no sul da Bahia. Em alto-mar, as ondas podem variar de 4 a 5 metros.

Ainda de acordo com o Climatempo, o mar volta a ficar agitado no Espírito Santo na terça-feira, feriado de 12 de outubro. Durante o dia, as ondas se intensificam desde a Região Sul do Brasil até o sul da Bahia, passando pelo litoral capixaba, com ondas que podem chegar a 3 metros.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um alerta vermelho para fortes chuvas no Estado a partir deste domingo. O nível do alerta é de atenção e valerá até a próxima quarta-feira (13).

De acordo com Incaper, a segunda-feira (11), véspera do feriado, será com céu encoberto e chuvoso em todo o estado. A condição climática é provocada pelo transporte de umidade, trazida por ventos úmidos que sopram do mar e favorecem a ocorrência de pancadas de chuva, variando entre moderada a forte.

A previsão para o feriado de terça terça-feira (12) é de céu encoberto e acúmulos expressivos de chuva ao longo do dia. As temperaturas permanecem amenas em todas as regiões.

Pontos moeda