Geral

Cidades discutem propostas para recuperação de ferrovia como alternativa à BR 262

Autoridades políticas e empresariais querem investimentos na estrutura que corta várias cidades. Reunião contou com o deputado federal Evair de Melo

Foto: Sandra Cola

Na tarde da última segunda-feira (25), os vereadores da Câmara Municipal de Marechal Floriano reuniram-se com o deputado federal Evair Vieira de Melo para apresentarem propostas de recuperação da Ferrovia Centro-Atlântica, além da devolução da estrada de ferro para o DNIT e investimentos futuros na estrutura.

Leia também: Moradores discutem a volta da ferrovia como alternativa à BR 262

Prefeito, vice-prefeita e secretários municipais de Turismo dos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano e Alfredo Chaves também estiveram presentes na reunião. 

Sem a ferrovia funcionando, a alternativa para o transporte de cargas pesadas é a BR 262 que continua sendo o principal meio de transporte para o escoamento de madeira para empresa que atua em Aracruz, Norte do Espírito Santo. No entanto, isto tem causado sérios problemas de tráfego, inclusive acidentes com vítimas fatais, como ocorreu no último dia 17 de outubro.

Leia também: Acidente na BR 262: empresário é enterrado em Domingos Martins

O objetivo é transformar em realidade a atividade de transporte de passageiros e turistas, e que parte dos trechos seja repassado aos municípios, para que haja uma revitalização e a linha férrea seja utilizada para o transportes de madeira e outros produtos. 

"Esperamos contar com o apoio do governador Renato Casagrande junto a bancada federal neste pleito. A ferrovia está em estado de abandono e precisa de revitalização, não podemos ficar esperando a duplicação da BR 262 e perdendo vidas como as de nossos amigos", disse o empreendedor Romeu Steim.

Foto: Cícero Modolo - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES

Na ocasião, a secretaria de turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer fez uma apresentação referente a Estação Germânia, no Vale das Estação e a Pedra dos Ventos, solicitando a ajuda do deputado Federal Evair de Melo para reaver estas áreas, quase em ruínas, para o município, já que hoje elas estão sob o domínio do DNIT e FCA – Ferrovia Centro Atlântica.

"A Prefeitura de Domingos Martins pretende restaurar a Estação, que tem um valor histórico e cultural inestimável e desenvolver o turismo sustentável na região", disse Rejane Entringer e completou "da mesma forma vamos estabelecer parcerias com a iniciativa privada para explorar esportes radicais de forma segura na Pedra dos Ventos". A Pedra dos Ventos é composta por um túnel e um pontilhão.

Durante a reunião da apresentação das propostas, estiveram presentes o deputado Federal, Evair Vieira de Melo, o prefeito em exercício de Marechal Floriano, João Cabral Rodrigues Cancellieri, a vice-prefeita de Alfredo Chaves, Jane Casteglione Bettcher, o presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi e os vereadores, Navar Boeno, Natalino Bianqui, Dório Braun e José Rodolfo Krohling, a secretária de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Maria Gorete Pereira Pinto Gehardt, a secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Rejane Entringer, o secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sergio Stein, a gerente de Cultura de Domingos Martins, Dulciele Stein Suela, o turismólogo, Jackson Burini, a curadora do Museu de Imigração de Marechal Floriano, Sônia Werneck e o Diretor do Convention, Valdeir Nunes.

Acidentes na rodovia

Há menos de um mês, dois acidentes com as mesmas características aconteceu na BR 262, o agricultor e o empresário foram atingidos por uma carreta bitrem transportando madeira. Nos dois acidentes, ocorridos enquanto a pista estava molhada pela chuva, as carretas ficaram descontroladas em curvas e invadiram a contramão.

Pontos moeda