Geral

Mais de 40 pessoas recebem vacina de recém-nascido em vez de Pfizer no ES

Após investigação e apuração das notificações, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) autorizou o início da aplicação da vacina correta

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Mais de 40 pessoas receberam o imunizante errado quando foram tomar a segunda dose da Pfizer, vacina contra a covid-19, no último sábado (16), em Fundão. 

No total, 41 pessoas receberam doses da vacina pentavalente, usada em recém nascidos. Em nota, a prefeitura da cidade esclareceu que o fato foi comunicado imediatamente à Vigilância em Saúde Estadual, seguido de busca ativa e orientações conforme o protocolo do Estado e do Ministério da Saúde.

Todos que receberam a vacina pentavalente foram notificados entre os dias 16, 17 e 18 e estão em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica do Município. Até o momento, não houve registro de intercorrência, segundo informações da prefeitura.

Leia também: ES recebe mais de 170 mil doses da vacina da Pfizer nesta terça-feira 

A coordenação do Programa Estadual de Imunizações informou que o município de Fundão notificou erro de imunização com troca de imunizante e esclareceu que o município foi orientado a acompanhar o quadro clínico de quem foi envolvido no processo, pelo prazo de 30 dias, prestando toda assistência necessária.

Segundo a prefeitura, após investigação e apuração das notificações, nesta segunda-feira (18), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) autorizou o início da aplicação da vacina da Pfizer.

A Secretaria Municipal de Saúde está averiguando internamente o caso para as medidas administrativas cabíveis.

Leia também: Serra e Viana têm vacinação sem agendamento contra a covid-19 nesta semana


Pontos moeda