Geral

Marinha e Inmet emitem alertas de vendaval e chuvas para 34 cidades do Espírito Santo

Há possibilidade de granizo e tempestades em municípios das regiões Sul e Serrana. No mar, ventos do quadrante nordeste agitam o litoral da divisa com o Rio de Janeiro até o sul de Linhares

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor / WhatsApp

A segunda-feira (04)  pode começar com mau tempo em parte do Espírito Santo. É o que indicam alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Marinha do Brasil. São previstos chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento em 34 cidades capixabas.

O Inmet divulgou aviso de tempestade classificada como perigo potencial. O aviso é válido a partir da tarde deste domingo (03) até às 11h desta segunda. A previsão aponta chuvas intensas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

O instituto destaca que a população deve ficar atenta pois há possibilidade de risco de granizo, alagamentos e queda de galhos e de árvores.

Os 34 municípios estão nas regiões Sul e Serrana do Espírito Santo. São eles:

Afonso Cláudio

Alegre

Alfredo Chaves

Anchieta

Apiacá

Atílio Vivacqua

Bom Jesus do Norte

Brejetuba

Cachoeiro de Itapemirim

Castelo

Conceição do Castelo

Divino de São Lourenço

Domingos Martins

Dores do Rio Preto

Guaçuí

Ibatiba

Ibitirama

Iconha

Irupi

Itapemirim

Jerônimo Monteiro

Laranja da Terra

Marataízes

Marechal Floriano

Mimoso do Sul

Muniz Freire

Muqui

Presidente Kennedy

Rio Novo do Sul

Santa Maria de Jetibá

São José do Calçado

Venda Nova do Imigrante

Por causa do risco de descargas elétrica, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores em caso de tempestades e não estacionar veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendável não utilizar aparelhos eletrônicos (como celulares) ligados à tomada.

 Marinha alerta para ventos fortes no litoral capixaba

Já a Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), informou que a alta pressão no oceano Atlântico poderá provocar ventania na direção nordeste rumo norte.

As rajadas serão sentidas por embarcações entre a faixa começando no litoral fluminense, na altura de Arraial do Cabo, até o sul de Linhares.

O alerta é válido até a noite de segunda-feira (04). Os ventos poderão chegar a 75 km/h.



Pontos moeda