Geral

Plataforma gratuita criada no ES oferece estudos personalizados para candidatos do Enem

Para utilizar a plataforma, que já conta com 100 alunos capixabas e de outros Estados, basta se cadastrar no site desenvolvido por centro de ensino

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Gama Edtech

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro e muitos candidatos já estão focados na reta final dos estudos.

Uma plataforma gratuita, que pode ser acessada pelo computador e celular, disponibiliza o acesso de provas anteriores do exame e utiliza um algoritmo que identifica as lacunas de aprendizado na medida em que os candidatos realizam as edições anteriores do Enem.  

A TRI ENEM, desenvolvida pela edtech Gama Ensino Pré-Vestibular, oferece uma rotina de estudos personalizados, por meio da análise de pontos fortes e fracos do estudante.

Nilton Sagrilo, fundador da instituição e responsável pela criação do aplicativo, explica que a plataforma calcula a nota que o candidato receberia e aponta em quais universidades ele seria aceito.

"O TRI ENEM utiliza os dados de provas anteriores para calcular a nota que o aluno alcançaria e não a quantidade de acertos obtida e isso aumenta a eficácia do estudante. A plataforma também trabalha com dados do SISU e aponta em quais instituições de ensino o vestibulando seria aceito de acordo com o ponto de corte da edição anterior do Enem", explica.

Nilton também aponta que o exame tem uma composição de notas dinâmica, que é calculada a partir da quantidade de erros ou acertos realizados pelos candidatos. 

"O exame atribui mais peso às questões fáceis e médias do que às difíceis, uma forma de avaliação conhecida como coerência pedagógica, que também é um dos focos da plataforma. Por isso é importante que o estudante esteja atento à essa dinâmica e não 'chute' nenhuma questão" explicou.

Aprovado em primeiro lugar de Medicina com apenas 4 meses de estudos

Foto: Divulgação / Gama Ensino

Matheus Canejo de 25 anos estava se formando em engenharia mecânica em 2019, quando decidiu prestar vestibular para medicina em uma universidade em Colatina.

O jovem conta que não tinha muito tempo para estudar devido ao trabalho e que a estratégia de estudos personalizada da plataforma garantiu o sucesso no vestibular.

"A plataforma analisou meus pontos fortes e fracos com os dados de exames anteriores e apontou temas específicos de disciplinas que eu mais precisava me dedicar. Essa estratégia me permitiu ser aprovado em primeiro lugar de medicina com quatro meses de estudo", contou.

Para utilizar gratuitamente a plataforma, que já conta com 100 alunos capixabas e de outros estados, basta se cadastrar no site desenvolvido pelo centro de ensino.   

Pontos moeda