Geral

Ufes retoma aulas presenciais em novembro após mais de um ano e meio

O novo semestre começa no dia 03 de novembro e será o primeiro em que a universidade vai adotar o modelo híbrido de ensino (remoto e presencial)

Foto: Breno Ribeiro

Depois de quase 18 meses com as aulas presenciais suspensas, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) se prepara para o início da Fase 3 do Plano de Contingência. A nova fase começa no dia 03 de novembro, data de início do novo semestre. Desde o início da pandemia da covid-19,  será a primeira vez em que a universidade vai adotar o modelo híbrido de ensino, ou seja, com aulas remotas e presenciais. 

De acordo com a de decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, apenas os alunos próximos de finalizar a graduação vão poder participar das aulas práticas presenciais. Até então, apenas os estudantes dos últimos semestres dos cursos de saúde tinha acesso ao modelo híbrido. 

Desde setembro de 2020, após a suspensão das aulas por conta da pandemia em março do ano passado, as aulas na Ufes eram ministradas de forma on-line, no modelo Ensino Remoto Temporário e Emergencial (Earte)

A adoção de um novo modelo do Earte foi definida no dia 18 de outubro deste ano. As atividades presenciais permitidas são relacionadas à parte prática de disciplinas específicas e reservadas aos estudantes finalistas. 

Por resolução, o Cepe define como aluno finalista aquele que, para concluir o seu curso, precisa cumprir disciplinas cuja carga horária ele pode realizar em um semestre, conforme previsto no projeto pedagógico do curso. 




Pontos moeda