Geral

WhatsApp e outras redes fora do ar: o que aconteceu e o que dizem as empresas?

Redes sociais sofrem instabilidade nesta segunda-feira (04)

Foto: Divulgação

Ainda não há explicação para a queda do WhatsApp e das redes sociais Facebook e Instagram nesta segunda-feira (04). No entanto, a página do WhatsApp no Twitter postou uma mensagem reconhecendo o problema e dizendo que a plataforma está "trabalhando para que as coisas voltem ao normal".

Foto: Reprodução/Twitter

Usuários de redes sociais relataram problemas em usar WhatsApp, Instagram e Facebook no início da tarde desta segunda-feira (04). As ferramentas, todas comandadas por Mark Zuckerberg, apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar por mais de 6 horas. Muitas mensagens não foram enviadas e os recursos de curtidas e comentários não estavam funcionando. 

A dificuldade no envio das mensagens e no carregamento do aplicativo do WhatsApp estão entre as reclamações dos usuários. Além disso, a versão para desktop também não funcionou.

Leia também: WhatsApp caiu? Veja outros aplicativos de mensagens gratuitos

O Instagram oficial republicou uma mensagem no Twitter também reconhecendo a falha e dificuldade que os usuários tiveram para acessar a plataforma. 

"O Instagram e os amigos estão passando por um período difícil agora, e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso! #instagramdown".

Também houve reclamações de dificuldades para acessar o Facebook do mesmo grupo do WhatsApp. O problema não ocorreu apenas no Brasil. Usuários de outros países também reclamaram sobre a dificuldade de acesso.

"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", tuitou.

Por volta das 17h, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpas em nome da empresa pela falha.

"Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível", disse.

No site DownDetector, que reúne relatos de falha em aplicativos e redes sociais, há um pico de mais de 8 mil reclamações sobre instabilidade no WhatsApp principalmente no Brasil, mas a falha parece atingir vários países.

Reprodução
Reprodução

Leia mais: Memes tomam conta da internet após pane no WhatsApp, Facebook e Instagram



Pontos moeda