Geral

Atrasos e cancelamentos: voos no Aeroporto de Vitória são afetados após acidente em Congonhas

Somente em uma companhia aérea, pelo menos cinco voos com destino à Vitória ou partindo da Capital, foram afetados

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Gabriel Cavalini | TV Vitória

O acidente com um avião de pequeno porte, que estourou o pneu durante o pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, causou reflexos e afetou voos no Aeroporto de Vitória. O fato ocorreu na tarde de domingo (09), mas na manhã desta segunda-feira (10), o movimento ainda era intenso no terminal capixaba.

Até as 20h30 de domingo (9), o Aeroporto de Congonhas tinha mais de 70 voos cancelados ou atrasados, entre chegadas e partidas. Cinco pessoas estavam a bordo do avião em que houve o incidente, mas não ficaram feridas, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Após o incidente, o avião foi parar rente ao barranco, no fim da pista, já ao lado da Avenida Washington Luís, na zona sul de São Paulo. A aeronave, um Learjet 75 prefixo PP-MIX, partiu de Foz do Iguaçu, às 12h15, com destino a Congonhas.

Os reflexos da interdição afetaram as viagens no Espírito Santo. Na manhã desta segunda, diversos passageiros estavam no Aeroporto de Vitória aguardando a solução para seguirem viagens.

O comerciante Pedro Dias contou que passava férias em Fortaleza e voltava para casa, em São Paulo, neste domingo. Durante uma escala em Vitória, ele foi informado que o voo foi cancelado. Agora, ele aguarda para terminar a viagem de volta.

Voos afetados em Vitória

De acordo com a Gol, pelo menos cinco voos para Vitória foram afetados. A companhia informou que está flexibilizando para que os clientes posterguem ou cancelem suas viagens sem custo até dia 23/10, dependendo apenas da disponibilidade de voos.

Gabriel Cavalini | TV Vitória
Gabriel Cavalini | TV Vitória

Para remarcação ou pedido de reembolso, os clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A GOL lamenta pelo inconveniente e estamos trabalhando para reduzir os impactos na sua viagem.

Os voos afetados para Vitória foram: G31358 CGHVIX, G31373 VIXCGH, G31373 VIXCGH, G32154 CGHVIX, G32155 VIXCGH.

A Latam não informou a quantidade de voos afetados, mas disse que até que se normalizem, pede aos clientes que antes de sair para o aeroporto, verifique o status do seu voo em latam.com ou no app da LATAM em "Minhas Viagens". Só saia de casa se conseguir fazer o check-in online.

A companhia informou que todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10 e 10/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária. Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em "Minhas Viagens" até 10/10. Caso tenham dificuldades, devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).

Leia também: Vazamento de água forma "rio" na Curva do Saldanha e chama a atenção de motoristas

Situação em Congonhas

Com a pista fechada, voos foram cancelados e o aeroporto ficou com o saguão lotado de passageiros. A operação foi retomada no final da noite de domingo.

Em nota, a Infraero informou que, após uma "aeronave de pequeno porte pousar no Aeroporto de Congonhas, estourou o pneu do trem de pouso traseiro, causando saída de pista e parando na taxiway, às 13h32 deste domingo, 9/10".

"Todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível", disse.

De acordo com a Infraero, a pista principal foi interditada, já a auxiliar estava liberada para aviação executiva.

*Com informações do Estadão Conteúdo



Pontos moeda