Geral

Peixes são encontrados mortos em canal de Jacaraípe, na Serra

Imagens enviadas para o Jornal Folha Vitória mostram o canal São Patrício tomado de peixes mortos. A Prefeitura informou que equipes foram mobilizadas até o local

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Dezenas de peixes mortos apareceram no canal São Patrício, localizado em Jacaraípe, no município da Serra, na manhã desta terça-feira (18). A cena foi gravada e encaminhada para a reportagem do Folha Vitória. 

Nas imagens é possível perceber que os animais flutuam sobre as águas. Veja: 

Após a situação, por meio de uma nota, a Prefeitura da Serra informou que equipes foram mobilizadas até o local nesta terça (18) e irão novamente na quarta-feira (19).  A situação e parâmetros do serão analisados e a Fiscalização Ambiental vai apurar se houve alguma atividade anormal na região. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Além disso, o órgão informou que a empresa concessionária de água e esgoto, Serra Ambiental, foi acionada para realizar análises na água com o intuito de identificar a causa. Entre esses parâmetros está a salinidade e a quantidade de oxigênio dissolvido na água, após a finalização, as análises indicarão o que pode ter acontecido.

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

A Prefeitura também explicou que as mortes são ocasionadas por excesso de nutrientes na água, devido à presença de esgoto que, associado ao aumento de temperaturas no final e início do ano, ocasionam a diminuição do oxigênio na água e a consequentemente mortandade de peixes.

LEIA TAMBÉM: Morre Cacau Monjardim, embaixador da moqueca capixaba, aos 93 anos 

Segundo o biólogo, Felipe Mello, diferentes fatores podem gerar uma mortandade de peixes. "Alguns deles estão relacionados aos fatores humanos, mas, também podem estar relacionados com os eventos naturais", explicou. 

A Cesan, também por meio de nota, informou que, todo esgoto coletado é tratado, devolvido limpo ao meio ambiente e não oferece risco à vida aquática, e que todas as normas técnicas e ambientais vigentes são cumpridas com rigor. 

A Serra conta com 90% de cobertura com serviços de coleta e tratamento do esgoto e todo o sistema opera dentro da normalidade e sem intercorrências. Uma equipe técnica esteve no local para verificar a situação e constatou que a água apresenta coloração clara e límpida, sem aspecto visual de esgoto, finalizou.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), afirmou que não foi notificado até o momento, mas irá enviar uma equipe ao local para averiguar a situação. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO Forro de gesso de quiosque cai e deixa cliente ferida em Vila Velha