Geral

Sofre com "cecê"? Receitas caseiras tiram suor e mau cheiro das axilas

O cheiro desagradável e de 'pizza' debaixo do braço tem solução um desafio rotineiro para muitas pessoas, por isso temos algumas dicas que podem ajudar no problema

Foto: Divulgação

A transpiração do corpo incomoda muita gente no dia a dia e o mau cheiro nas roupas e até mesmo na pele causa grande desconforto. É o famoso "cecê", que acontece quando surge aquele cheiro forte nas axilas, que, na verdade, se chama  bromidrose.

O mau odor é causado por bactérias que se alojam na pele e, com uma liberação de suor incomum de suor, habitam as axilas. 

O mau cheiro pode ser acentuado quando comemos alguns alimentos específicos, como cebola e alho, pois são ricos pela principal substância que causa o mau cheiro no corpo, o enxofre.

Por isso é aconselhável o uso de antitranspirantes, mas quando apenas o uso do produto não for suficiente,  é recomendado que se procure um dermatologista para providenciar outros tratamentos. 

Algumas receitas caseiras podem ajudar no problema desagradável, que impregna peças de roupas mesmo após lavadas. O Folha Vitória separou algumas dicas para você.

Confira as dicas de como tirar o mau cheiro das axilas:

1) Pasta de bicarbonato de sódio com limão

A pasta de bicarbonato de sódio e limão é uma das principais opções para acabar com o odor das axilas, porque tem ação uma antimicrobiana que ajuda a tirar as bactérias que causam mau cheiro. 

É recomendado aplicar a pasta de bicarbonato de sódio à noite, pois o limão pode causar manchas ou queimaduras na pele quando exposta ao sol.

Modo de preparo

Corte um limão pela metade e coloque o bicarbonato de sódio por cima, fazendo uma mistura entre os ingredientes. A receita também pode ser utilizada durante o banho, passando a pasta na região das axilas por cerca de 5 minutos. Depois disso, lave com água.

2) Leite de Magnésia

A mistura de hidróxido de magnésio com água tem o poder de neutralizar alguns ácidos que compõem o suor alterando o pH da pele. O uso do produto auxilia no combate do mau dor. 

A mistura pode ser usado como spray ou pode aplicá-lo com o auxílio de algodão. 

Ingredientes

50 ml de leite de magnésia;
2 colheres de sopa de água;
10 gotas de glicerina vegetal;
5 gotas de óleo essencial de alecrim;
5 gotas de óleo essencial de tea tree. 

Modo de preparo 

Em um frasco coloque o leite de magnésia, a água, a glicerina, os óleos essenciais e agite. Ele pode ser aplicado várias vezes ao dia. 

3) Vinagre de maçã

O vinagre de maça pode ser uma ótima opção para o tratamento caseiro. Ele auxilia a remover as bactérias que causam o odor, por ser uma substância ácida. 

Ingredientes

¼ de xícara de vinagre de maçã;

¼ de xícara de água.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e coloque em um frasco de spray. Após borrifar, massageie a região, e deixe agir por 15 minutos. Depois disso, lave as axilas com água.

Confira dicas de como tirar o cheiro de suor da roupa:

1) Vinagre (branco ou de álcool) e bicarbonato de sódio

Essa mistura pode ser usada em diferentes tipos de tecido, atua como desengordurante e acaba com o odor, além de ajudar na remoção de manchas.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e aplique a pasta formada diretamente na parte das axilas da roupa. Depois disso, deixe atuar por cerca de 5 minutos e lave a peça normalmente. 

2) Desinfetante

Escolha um desinfetante bactericida de sua preferência, por exemplo, o Lysoform, que é bastante conhecido e dilua em 1 litro de água.

Modo de preparo

Deixe a roupa de molho durante 1 a 2 horas no máximo com a solução. Depois disso, lave a peça normalmente.

3) Deixar de molho no vinagre antes de lavar

Deixe as peças suadas ou com mau cheiro de molho no vinagre antes da lavagem irá ajudar a tirar o cheiro de suor. 

Ingredientes

½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água.

Modo de preparo

Coloque as peças em um balde ou tanque com água até cobrir as roupas. Após isso, deixe as roupas de molho na mistura realizada por cerca de 30 minutos, com o máximo de 2 horas. Depois disso, lave a peça normalmente. 

Pontos moeda