Geral

Novembro e dezembro terá 15 dias de chuva em média no Espírito Santo

A média de chuva durante todo o ano para Vitória é de 1380 milímetros. De acordo com o diretor, até novembro, choveu o equivalente a 942 milímetros

Chuva deve ficar abaixo da média em 2014 Foto: Divulgação

O fim do ano se aproxima e o capixaba tem duas certezas: a chuva e o Natal estão chegando. No final do mês de outubro, uma forte chuva atingiu a Grande Vitória, provocando alagamentos e deixando a todos preocupados. De acordo com José Geraldo Ferreira, coordenador de meteorologia do Incaper, nos meses de novembro e dezembro, são em média esperados de 15 a 17 dias de chuva.

Segundo ele, a chuva chegou ao Estado depois do previsto. “ De outubro a abril, sabemos que é um período chuvoso. Este ano a chuva chegou um pouco atrasada. Os meses mais chuvosos sempre foram novembro e dezembro. Calculamos que deste mês até dezembro, teremos ainda um período de chuva”, afirmou.

Segundo José Geraldo, não é possível afirmar com previsão qual será a intensidade da chuva. Mas a média para esse período varia de 200 a 220 milímetros na Grande Vitória e de 150 milímetros em outras regiões do Estado.

A média de chuva durante todo o ano para Vitória é de 1380 milímetros. De acordo com o coordenador, até novembro, choveu o equivalente a 942 milímetros. “Nós esperamos 1380 milímetros por ano. Acredito que em 2014 ficaremos abaixo da média anual, já que acho difícil chover 438 milímetros neste período restante”, contou.  

Pontos moeda