Geral

Nutricionista explica o que é mito ou verdade sobre o diabetes

A prática de atividade física é recomendada para quem deseja controlar os níveis glicêmicos. Porém, a orientação médica é fundamental para qualquer exercício

A doença silenciosa  afeta quase 7% da população no brasil. Foto: Divulgação

Conhecido como uma doença silenciosa, o diabetes afeta 6,9% dos brasileiros. E é exatamente por não apresentar muitos sintomas na maioria dos casos que a prevenção é muito importante. O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, aparece como um alerta para quem tem predisposição a desenvolver a doença.

Existem dois principais tipos de diabetes. Quem tem o tipo 1 precisa de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o corpo já não produz mais a proteína ou a produção é baixa. Já no caso do tipo 2, o organismo produz a insulina normalmente, mas o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo de diabetes atinge aproximadamente 90% dos portadores da doença.

Segundo a nutricionista da Bodytech, Carol Sessa, o portador de diabetes precisa passar por um processo de reeducação alimentar. “Não é preciso parar de comer frutas porque elas contêm frutose, por exemplo. Esse açúcar é natural, mas o consumo precisa ser controlado. Maçã, blueberry, abacate, amora e coco são boas opções”, completou.

A prática de atividade física é recomendada para quem deseja controlar os níveis glicêmicos. Porém, a orientação médica é fundamental. “É muito importante que o portador de diabetes mantenha um acompanhamento individualizado. Os exercícios físicos possuem papel fundamental na prevenção e controle da doença, aumentando a sensibilidade à insulina e reduzindo a glicemia. Tanto os exercícios aeróbios como a musculação são importantes, e devem ser praticados com regularidade. Estudos recentes têm demonstrado também enorme eficácia do HIIT (exercício intervalado de alta intensidade) como intervenção no controle do diabetes”, orientou o coordenador fitness da academia Bodytech, Diego Rouxinol.

Mitos e verdades

O arroz integral é mais indicado para consumo pela pessoa com diabetes do que o arroz branco. - Verdade!
O arroz integral contém maior quantidade de fibras que o arroz branco. As fibras auxiliam na redução da velocidade de absorção de glicose e aumentam a sensibilidade à insulina e, com isso, há melhor controle da glicemia.

Diabetes tipo 1 é mais grave que o tipo 2? - Mito!
É difícil comparar em termos de gravidade. São doenças diferentes, apesar de apresentarem sinais e sintomas parecidos.

Quem tem diabetes pode ter problemas de visão. - Verdade!
O Diabetes pode causar um problema de visão chamado retinopatia diabética, que não apresenta sintomas nas fases iniciais, mas pode levar à cegueira se não for tratada.

Diabético pode consumir mel ou açúcar mascavo sem restrições? - Mito!
Apesar de naturais, esses alimentos são ricos em açúcar do tipo sacarose, que precisa ser evitado para o cuidado do diabetes.

Quem come muito açúcar terá diabetes - Mito!
O diabetes não é causado pela ingestão excessiva de açúcar. O diabetes tipo 2 tem relação com o excesso de peso, que em parte está relacionado ao consumo de alimentos não saudáveis, especialmente aqueles ricos em açúcares. Mas não significa que o consumo excessivo de açúcar vá levar ao diabetes. Já o diabetes tipo 1 não tem relação com o excesso de peso nem com o consumo excessivo de açúcar.

Pontos moeda