Geral

"O caminho da Educação no Espírito Santo"

O presidente do SINEP-ES, Pe. João Batista Gomes de Lima, destaca os indicadores econômicos positivos do Espírito Santo e a importância do setor da Educação nesses resultados

Foto: Divulgação

Estudos realizados por institutos de pesquisas locais e nacionais identificam o Espírito Santo como o Estado brasileiro que tem apresentado nos últimos anos indicadores de desempenho econômico acima da média nacional. No entanto, essa realidade econômica favorável é continuamente desafiada pelos baixos indicadores de desenvolvimento social. Como, por exemplo, número elevado de crianças e adolescentes na idade escolar fora do sistema de ensino, baixo percentual de acesso ao sistema de ensino superior de jovens com idade entre 18 a 24 anos, alto índice de analfabetismo funcional e violência urbana.  

Para que as atividades econômicas sejam devidamente mantidas e não ocorra que as principias vagas de emprego venham a ser ocupadas por profissionais melhor qualificados de outros estados, se faz necessário a ampliação de políticas de investimento em formação educacional e qualificação profissional em todos os níveis. Podemos afirmar que o nosso segmento é responsável por parte significativa da democratização e da garantia do acesso á educação de jovens e adultos que vivem nas mais difíceis regiões do interior do estado. 

Pelo que representamos como setor econômico, cultural, de formação profissional e de produção científica, somos partes integrantes dos programas de desenvolvimento estratégico do Estado. Não representamos apenas uma atividade econômica, mas sim um setor de maior poder de transformação de um povo.

Pontos moeda