Geral

O papel dos pais na lição de casa

Os pais devem colaborar com o filho nas tarefas escolares em casa. Isso o ajuda a reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula e garante hábitos de estudo fora da escola

Sentar para fazer as tarefas de casa é um momento de reflexão sobre o aprendizado - Foto: Divulgação

Dentro de casa, os pais se tornam professores do filho. É a eles que o aluno vai recorrer para pedir ajuda diante daquela dúvida que sempre aparece quando pega os cadernos em casa. Além disso, a lição de casa é uma das maneiras mais eficientes de os pais acompanharem o aprendizado do filho na escola e criar um vínculo importante a cada novidade aprendida.

É assim na casa da faturista Gisele Cogo. Ela sempre separa um tempo só para estudar a lição que a pequena Taynah, de três anos, traz da escola. Após participar mais ativamente das tarefas em casa com a filha, Gisele percebeu uma melhora significativa no aprendizado da pequena.

 “Quando eu estava trabalhando nem sempre tinha tempo para fazer a atividade com ela, ajudava mas estava fazendo outra coisa, então ela não caprichava, fazia de qualquer jeito. Depois que passamos a ter um tempo só para as atividades de casa ela começou a se desenvolver mais. Antes ela sabia as letras do nome, mas não a ordem. Agora ela faz na ordem certinha e ainda apaga quando as letrinhas ficam desiguais. Ela adora quando tem atividade e depois da leitura sempre tem que desenhar algo referente ao livro”, conta Gisele.

Taynah melhorou o desempenho depois que passou a fazer as tarefas com a mãe - Foto: Divulgação

A pedagoga Rosiane Abranches Borges ressalta a importância da participação dos pais na tarefa de casa. “Com isso a criança reforça os conteúdos trabalhados, é um momento de reflexão sobre o aprendizado. Isso possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que seus filhos constroem ao longo dos trabalhos. A família é a primeira instituição onde a criança nasce, vive e se desenvolve, por isso ela deve estar atenta à vida escolar de seus filhos, uma vez que ela também é responsável pelo processo ensino-aprendizagem”.

Força-tarefa

Algumas dicas são muito importantes para que o dever de casa tenha êxito. O pai ou a mãe pode, por exemplo, escolher junto com o filho o local da casa que será o cantinho de estudo, bem como o tipo de mesa e cadeira e o que ele vai querer ter perto. É preciso ter atenção para que o espaço seja arejado, iluminado e distante de atrativos como televisão, rádio, computador ou de janelas que dão para a rua movimentada, para não desviar a atenção do estudante.

Outro ponto válido é facilitar o acesso aos materiais necessários para a lição e tenha sempre hora certa para o dever de casa, é importante criar essa rotina.

Pontos moeda