Geral

Chegada da lama em Linhares atrai moradores e curiosos ao Rio Doce

Durante todo o domingo, diversos moradores e quem passava de carro pelas margens do rio paravam para conferir de perto a situação do rio com a água barrenta

Os moradores aproveitaram o domingo para ver de perto a lama Foto: Vitor Moreno

A chegada da lama aos municípios do Espírito Santo mudou a rotina de quem vive às margens e próximo ao Rio Doce. Em Linhares, por exemplo, moradores e curiosos se revezaram durante todo o domingo para acompanhar o desastre ambiental causado pelo rompimento das barragens da Samarco em Mariana, em Minas Gerais. No município, os rejeitos de minério chegaram na última sexta-feira

A água barrenta do rio chamou atenção e comoveu quem viu de perto a situação. O comentário mais ouvido era de que a recuperação vai demorar anos e que os culpados deveriam ser punidos por terem causado a tragédia. 

A cantora Fernanda Pádua, moradora de Linhares, assim que soube que a lama tinha chegado ao município foi até lá para acompanhar a situação. Segundo ela, o sentimento que fica é muita tristeza. 

"Ver o rio doce sendo tomado por essa onda de lama e muito triste. Eu que moro em Linhares há um bom tempo nunca tinha visto nada parecido”, lamentou. 

A torcida da artista agora é que para tudo volte a ser como antes. “Sei que vai demorar, mas a gente acredita que o Rio Doce vai conseguir se recuperar e se livrar dessa lama”. 

Sem acreditar no que estavam vendo, teve gente que levou para casa em garrafas pet a água do rio com a lama das barragens. 

No mar 
A lama com rejeitos de mineração, que percorre a calha do Rio Doce, começou a chegar ao mar na tarde de sábado (21). Segundo informações do Governo do Estado, os resíduos de minério chegaram ao balneário de Regência, em Linhares onde fica a foz do Rio Doce por volta das 16 horas.

Pontos moeda