• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China afirma que não irá militarizar Mar do Sul da China

Geral

China afirma que não irá militarizar Mar do Sul da China

Kuala Lumpur - A China afirmou, durante o intervalo da cúpula da ASEAN neste domingo, que não tem nenhuma intenção de militarizar o Mar do Sul da China, mesmo que o país tenha aumentado as atividades na área disputada. O vice-ministro de Relações Exteriores, Liu Zhenmin, pediu aos países vizinhos para "não criarem deliberadamente problemas" na região estratégica.

Zhenmin reiterou a posição da China de que a expansão das atividades do país no local foi projetada para "fornecer serviços públicos" para a região, ao ajudar navios e pescadores, assim como esforços de ajuda humanitária. Ele afirmou que isso também inclui instalações militares para proteger as ilhas e recifes, que estão em uma localização distante da China continental.

A tensão entre os países da região aumentou devido a aparição de ilhas criadas a partir do empilhamento de areia em cima de recifes, controlados pela China, que agora está construindo portos, pistas de pouso e grandes edifícios. Os Estados Unidos e outras nações pedem que a China paralise os projetos, afirmando que eles desestabilizam uma região cada vez mais militarizada. Fonte: Associated Press.