Geral

China planeja construir sua primeira instalação naval no exterior

Redação Folha Vitória

Pequim - A China planeja construir sua primeira instalação naval no exterior em Djibouti, no leste africano, ampliando o alcance geográfico de suas forças armadas, uma vez que Pequim procura proteger seus crescentes interesses econômicos e de segurança ao redor do globo.

Djibouti é uma ex-colônia francesa de apenas 830 mil pessoas. O país já abriga uma base militar dos EUA que suporta operações de contraterrorismo no Chifre da África e patrulhas antipirataria no Golfo de Áden. As autoridades chinesas não chegaram a pedir a instalação de uma base militar semelhante aos dos EUA.

Porta-vozes das chancelarias de defesa disseram nesta quinta-feira que os governos estavam conduzindo negociações sobre a construção de um "mecanismo de apoio" para navios de guerra chinesas que operam na região.

"Esta instalação será para garantir que os militares chineses possam assumir responsabilidades, tais como a manutenção da paz internacional, escoltas navais no Golfo de Áden e nas águas somalis, além de assistência humanitária", disse o coronel Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa.

A China tem frequentemente citado sua falta de bases estrangeiras como evidência de intenções pacíficas, mas foi tem expandido rapidamente as suas capacidades militares nos últimos anos para defender suas reivindicações territoriais regionais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda