Geral

Chuva e trânsito atrapalham chegada de candidatos da Fuvest

Redação Folha Vitória

São Paulo - Chuva e trânsito complicaram a chegada de quem está fazendo a primeira fase da Fuvest - exame de acesso à Universidade de São Paulo (USP) - neste domingo (29) na Unip da Rua Vergueiro, na zona sul da capital. As vias nas intermediações estão travadas e muitos candidatos chegaram molhados. Na porta da unidade, a bateria de alunos da Unip tentava deixar os alunos mais tranquilos.

No começo da tarde, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrava seis quilômetros de lentidão na capital - três na zona oeste e três na região sul. Por causa do vestibular, a Avenida Paulista ficou aberta durante a manhã para veículos. O fechamento da via só foi feito depois das 13 horas, quando se fecharam os portões dos locais de prova.

Em Campinas, o dia chuvoso e um evento ciclístico, que bloqueou parte da avenida Norte Sul, uma das principais vias da cidade, também complicaram a chegada dos alunos à Unip, no bairro Swift, um dos principais locais de prova da Fuvest na cidade.

Expectativa - A estudante Fernanda Moreira, de 17 anos, tentará o curso de Design, mas acredita que não se preparou o suficiente. "Fiz um intercâmbio, não fiquei tão focada neste ano", diz ela, que fez a prova no câmpus Butantã da USP, na zona oeste da capital. Sua colega, Júlia Pereira, de 18 anos, vai prestar vestibular para Rádio e TV e já aposta no cursinho no ano que vem. "Não estudei muito para a prova", confessa.

Ana Beatriz, de 18 anos, veio acompanhada da mãe para tentar uma vaga em Gestão de Políticas Públicas, curso da USP Leste. Ela faz a prova pela segunda vez, agora com apoio das aulas do cursinho. "Estou nervosa, mas espero que esse ano dê certo", afirma.

Já a candidata Luiza Rosa, de 16 anos, fará o exame como treineira. "Vou fazer de verdade no ano que vem", conta ela, que pretende cursar Psicologia. "Estudei bastante só para algumas matérias", afirma a adolescente, que está no 2° ano do ensino médio.

Depois de três anos de cursinho, os colegas Mariana Pereira e Luis Henrique Chaves, ambos de 22 anos, tentavam manter a ansiedade na porta Unip Vergueiro. Os dois querem Medicina e sabem que terão muitas dificuldades na prova. Esse é o curso da USP mais concorrido do vestibular. "Hoje é só o começo. A prova está cada vez mais difícil", diz Chaves. "O que já tinha que fazer foi feito", afirma Mariana. "Isso que tranquiliza, porque na hora da prova tem que saber o que cai mesmo."

Neste ano, mais de 142,7 mil candidatos da Fuvest concorrem a 9.568 vagas na USP. O resultado da primeira etapa do processo seletivo será divulgado em 21 de dezembro. Outras 1.489 cadeiras na instituição serão disputadas pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pontos moeda