Geral

Cinza vulcânica fecha aeroportos em duas ilhas da Indonésia e prejudica milhares

Redação Folha Vitória

Bali - Milhares de estavam presos em duas ilhas da Indonésia, após a cinza do vulcão Monte Rinjani provocar o fechamento de dois aeroportos. A cinza lançou uma névoa sobre vilas e fazendas da região.

O Monte Rinjani, na ilha Lombok, lançou cinzas e destroços para o exterior, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres. A erupção impediu voos no aeroporto internacional Ngurah, em Bali, cerca de 135 quilômetros distante de Lombok, e também no aeroporto Selaparang, em Mataram, capital da província de Nusatenggara Ocidental, localizada na ilha Lombok.

As companhias aéreas receberam a orientação para evitar as rotas próximas da montanha e a decisão sobre a reabertura dos dois aeroportos será tomada no início da quinta-feira, informou um porta-voz do Ministério dos Transportes.

O fechamento dos aeroportos afeta milhares de viajantes, entre eles os que viajam pelas companhias aéreas australianas Jetstar e Virgin Australia. No aeroporto de Bali, muitos reclamavam da falta de informação sobre os atrasos no voo e alguns dormiam em bancos nos terminais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda