Geral

Eleição dá maioria confortável a partido do governo na Turquia

Redação Folha Vitória

Ancara, 01 (AE) - As eleições parlamentares da Turquia neste domingo asseguraram ao governista Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) uma significativa vitória. O partido retoma o governo de partido único cinco meses depois de perder a maioria absoluta.

O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu declarou a vitória enquanto os resultados das urnas divulgados pela TV estatal mostram que o partido obteve mais de 49% dos votos. Com quase 99% das urnas apuradas, o AKP teve votos suficientes para conseguir 316 assentos no parlamento, o que lhe confere confortável maioria no parlamento de 550 assentos.

A disputa deste domingo foi uma reprise da eleição de junho na qual o governista Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP) surpreendentemente perdeu o seu regime de partido único, devido a uma forte presença do partido curdo.

Líderes do partido pró-curdo Partido Democrático (HDP) atribuíram a piora de seus resultados nas eleições deste domingo à violência e condições injustas. O co-presidente Selahattin Demirtas disse que o partido foi forçado à cancelar passeatas e que redes de TV deram menos tempo ao partido em meio a ataques do governo que tratavam o partido como a veia política de grupos considerados terroristas.

"Lamento dizer que não foi uma eleição justa ou igualitária, não fomos capazes de liderar uma campanha eleitoral, tentamos proteger nosso podo dos ataques", disse ele.

A eleição ocorreu enquanto a Turquia enfrentou a pior onda de violência dos últimos anos. A disputa renovada entre forças de segurança do país e rebeldes curdos matou centenas de pessoas. Dois recentes atentados suicidas em reuniões de pessoas favoráveis aos curdos mataram cerca de 130 pessoas, tendo sido aparentemente cometidos por um grupo dentro do Estado Islâmico, e elevaram as tensões no país.

Em junho, pela primeira vez o HDP havia obtido votos necessários para obter representação como partido no parlamento, roubando assentos do partido governista. As tenções entre a minoria curda, porém, escalaram conforme cresceram as mortes de rebeldes curdos lutando contra o governo.

O HDP defende a retomada de esforços de paz para encerrar o conflito curdo. Os riscos no processo de paz são altos. A Turquia é um aliado importante dos Estados Unidos na luta contra o grupo Estado Islâmico, uma vez que o país recebe mais refugiados sírios do que qualquer outro país do mundo.

Enquanto o resultado da apuração começava a ser reportado, pequenos confrontos entre manifestantes e policiais ocorreram em Diyarbakir, cidade de população curda. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda