Geral

Linhares fecha duas praias por causa de lama da Samarco

Redação Folha Vitória

- A lama da barragem da Samarco que chegou ao litoral do Espírito Santo fez o município de Linhares interditar duas praias da foz do Rio Doce: Regência e Povoação. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Paneto, a medida é preventiva. Segundo ele, a lama avançou 15 quilômetros ao norte, 7 km ao sul e 12 km para dentro do oceano. "Há previsão de que tenhamos vento nordeste, o que pode levar sedimentos mais ao sul."

A mesma opinião tem o professor de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Alex Cardoso Bastos. "A barra norte foi aberta e isso também favoreceu o transporte desses sedimentos para aquela região." Ele descartou, no entanto, a possibilidade de que os rejeitos cheguem ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e afirmou que a possibilidade é remota de avanço para a Grande Vitória.

Colatina

Já a captação de água no Rio Doce, em Colatina, voltou a ser interrompida na noite de segunda-feira, 23. Uma análise do Serviço Colatinense de Meio Ambiente indicou maior turbidez da água após a chuva.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda