Geral

Maior feira de turismo do ES começa neste fim de semana na Serra

A Expotur acontece pela primeira vez, mais dinâmica e promete destacar as qualidades e as belezas do Estado. Com o slogan “O melhor do Brasil está aqui!”deve movimentar o cenário turístico

A feira começa neste sábado Foto: Divulgação

A maior feira de turismo, artesanato e cultura do Espírito Santo, a 11ª Expotur – Salão do Turismo, será realizada neste sábado (13) e domingo (14), com a tradicional participação das regiões turísticas, do agroturismo e da gastronomia capixaba, além das apresentações culturais, representando as regiões. As novidades desse ano são o novo local da feira e a Mostra de Cinema – CineTur, com entrada gratuita.

A Expotur acontece pela primeira vez no Shopping Mestre Álvaro, em Serra, e, mais dinâmica, promete destacar as qualidades e as belezas do Estado. Com o slogan “O melhor do Brasil está aqui!” deve movimentar o cenário turístico local, reunindo compradores e vendedores, agentes e operadores de viagens, empreendedores de turismo, donos de hotéis e o público em geral, durante os dois dias de evento. 

As regiões turísticas Metropolitana, Caparaó, Doce Pontões Capixabas, Montanhas Capixabas, Imigrantes e  Costa da Imigração  estão confirmadas na Expotur, onde divulgarão seus atrativos, cultura e gastronomia. Além de conhecer as potencialidades do turismo e do artesanato do Espírito Santo, os visitantes poderão conferir no palco no centro da feira apresentações que incluem música, cultura e tradições de cada região. 

Durante a Exportur também vai acontecer a Mostra de Cinema – CineTur. Quatro curtas-metragens capixabas serão exibidos: Procurando Madalena; Os lados da rua; Casamento Pomerano e Tramas. A programação também conta com um lounge de negócios e um espaço próprio para os artesãos capixabas divulgarem e comercializarem produtos típicos do Espírito Santo. 

A expectativa é de que mais de oito mil pessoas circulem pela 11º edição da Exportur. O evento é realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Espírito Santo (ABAV-ES), e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e do Sebrae-ES. 

Confira a programação da 11º Exportur:

Expotur - 11º Salão de Turismo
Dia: 14 e 15 de novembro
Local: Shopping Mestre Álvaro, Serra
Horário: 14/11 (sábado) – 10h às 22h
15/11 (domingo) – 12h às 21h
Valor: Entrada gratuita
 
Apresentações culturais
 
14/11 (sábado)
12h – Cortejo com Sanfoneiro e Rainha do município de Conceição do Castelo
13h - Cultura Açoriana, município de Viana
14h - Orquestra Violão, da Região do Caparaó
15h - Fanfarra, município de Itapemirim
16h – Grupo de balé, município de Guaçuí
17h - Congo, município de Serra 
 
15/11 (domingo)
15h - Escola de Música Helena Gerhardt Brickwedde, município de Domingos Martins 
16h - Orquestra Som das Águas, município de Urupí
 
Mostra de Cinema – CineTur
 
- Procurando Madalena
Direção: Ricardo Sá
Duração: 26 minutos
Gênero: Documentário
Ano: 2010 
Sinopse: Madalena do Jucu é um samba de Martinho da Vila, adaptado da toada Madalena, que é cantada pelas bandas de Congo do Espírito Santo há mais de 70 anos. O documentário revela o universo do congo - uma manifestação cultural genuinamente capixaba.
 
- Os lados da rua
Direção: Diego Zon
Gênero: Ficção
Duração: 15 minutos
Ano: 2012 
Sinopse: "Carrão" é um garoto da cidade de Muqui (ES) que, apesar de seu comportamento excêntrico, vive livremente o ritmo de vida de uma típica cidade de interior. Ao ser surpreendido por um acontecimento que ameaça destruir seu mundo particular, precisará encontrar um caminho que o liberte novamente.
 
Casamento Pomerano
Direção: Adriana Jacobsen e Jorge Kuster Jacob
Duração: 29 minutos
Gênero: Documentário
Ano: 2008
Sinopse: A história de um casamento celebrado à moda pomerana, como é tradição no interior do Espírito Santo. Os preparativos nos três dias de festa de um casamento em Vila Pavão, cidade no interior do Espírito Santo, onde 60% da população local é descendente de pomeranos.
 
Tramas
Direção: Leonardo Gomes e Simone Marçal
Duração: 30 minutos
Gênero: Documentário
Ano: 2014
Sinopse: O Caparaó Capixaba é uma região de encantos. Suas histórias se entrelaçam à sua riqueza popular e manifestações culturais tradicionais. É nesse contexto que “Tramas” traz histórias de lendas, vivências, saberes, sonhos e fazeres do Caparaó, que a cada dia atrai novos moradores, turistas e estudiosos para conhecer as belezas da montanha encantada, o Caparaó Capixaba.

Pontos moeda