Obama doa dois navios às Filipinas para elevar segurança no Mar do Sul da China

Geral

Obama doa dois navios às Filipinas para elevar segurança no Mar do Sul da China

Redação Folha Vitória

Manila, Filipinas - A primeira aparição do presidente dos EUA, Barack Obama, na cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) nesta terça-feira teve mais a ver com a segurança do que com a economia, em meio a um anúncio de Obama de que os EUA irão entregar mais dois navios para a marinha das Filipinas para aumentar sua capacidade de segurança marítima, em uma tentativa de mostrar que os EUA e seus aliados não serão intimidados pela China nas águas disputadas do Mar do Sul da China. Além disso, Obama prometeu ajuda de US$ 259 milhões para a reforçar a segurança entre seus aliados.

Pequim reivindica soberania sobre quase todo o Mar do Sul da China, mas esta é contestada por países da região, incluindo as Filipinas, Vietnã e Malásia, todos os quais têm desenvolvido relações de segurança mais fortes com os EUA nos últimos anos.

"Temos uma obrigação decorrente do Tratado, um compromisso inflexível com a defesa do nosso aliado, as Filipinas. Você pode contar com os Estados Unidos", disse Obama. "Minha visita aqui enfatiza o nosso compromisso comum para a segurança das águas da região e para a liberdade de navegação", acrescentou.

Falando a bordo do navio BRP Gregorio del Pilar, Obama disse que os EUA iriam enviar mais dois navios - um navio de pesquisa e um outro menor - para ajudar a impulsionar a capacidade das Filipinas de patrulhar suas águas e se comprometeram ainda a gastar US$ 259 milhões para reforçar a assistência à segurança marítima entre os seus aliados e parceiros na região. Fonte: Dow Jones Newswires.