Geral

Série Ícones do Espírito Santo: Igreja de São Gonçalo é conhecida pelos casamentos duradouros

O auge da São Gonçalo ocorreu no início do XX. A igreja foi transformada em sede paroquial, por conta da demolição da igreja de São Tiago, onde está hoje o Palácio Anchieta

A Igreja de São Gonçalo fica localizada em Vitória Foto: TV Vitória

Na série Ícones do Espírito Santo, exibida no jornal Fala Manhã/ TV Vitória, nesta sexta-feira (27), os capixabas puderam conhecer um pouco mais sobre a Igreja de São Gonçalo, localizada em Vitória. Além da construção histórica, o local atrai muitos turistas.

Imaginação, sonho, realidade. Não se sabe o motivo, mas a Igreja de São Gonçalo é conhecida como a dos casamentos felizes e duradouros. Coincidência, ou não, foi a escolhida para o tão esperado 'dia do sim' de Valquíria Bisi Carneiro e Hedel Mello Carneiro. Para eles, parece até que foi ontem! O caminho até o altar, os casais de padrinhos, a assinatura do compromisso de permanecerem assim, juntinhos, o bolo, o brinde, a festa! Recordações do calorento 11 de janeiro de 1957, e que não sai da memória desses agora pais, de três filhos e avós, de quatro netos. 

Um evento tão marcante que, oito anos atrás, o casal que se conheceu, em uma festa junina, resolveu voltar à Igreja de São Gonçalo, na Cidade Alta, em Vitória, para revivê-lo. Foi a renovação dos votos do casamento, na comemoração das Bodas de Ouro. “Eu queria repetir o que aconteceu há 50 anos”, disse Valquíria. 

O casamento de Valquíria e de Hedel é um dos que estão retratados na galeria das noivas criada em 2007, em comemoração aos 300 anos de fundação da Igreja de São Gonçalo. “A igreja tem a tradição dos casamentos duradouros, e então lancei essa ideia e a diretoria da época aprovou, e nós lançamos essa galeria de noivas. Quem casa aqui não ‘descasa’”, disse a provedora Vera Benezath. 

Um pouco da história

A história da Igreja de São Gonçalo começa em 1707. Duas irmandades com as evocações de Nossa Senhora do Amparo e Nossa Senhora da Boa Morte construíram uma pequena capela no local. Anos depois, a capela foi demolida para dar lugar a uma verdadeira igreja, consagrada a São Gonçalo de Garcia, santo de devoção da irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, a única que permaneceu. A nova configuração da igreja foi inaugurada em 1766. As fundações são em alvenaria de pedra, argamassa com cal, borra de óleo de baleia e areia. Na fachada, características barrocas: são três janelas no coro e três portas, sendo a do meio a maior. A igreja dispõe de nave única, sem detalhes decorativos e com coro, separada da capela-mor por um arco cruzeiro. No altar, com entalhes de madeira pintados a ouro, repousam as imagens de Nossa Senhora da Boa Morte, protegida por uma tampa de vidro.  Nossa Senhora das Neves, na sacristia e Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier, herdadas da antiga Igreja de São Tiago.

O auge da São Gonçalo ocorreu no início do XX. A igreja foi transformada em sede paroquial, por conta da demolição da igreja de São Tiago, onde está hoje o Palácio Anchieta. A São Gonçalo recebeu os ofícios da igreja matriz de Nossa Senhora da Vitória, demolida para a construção da nova Catedral Metropolitana.

Valquíria e de Hedel estão juntos há 58 anos Foto: TV Vitória

Atualmente, a São Gonçalo não possui atividade regular. A igreja é administrada por uma entidade privada, a arquiconfraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção. “Nós temos algumas funções durante o ano estabelecidas em calendário pela arquiconfraria, mas os ofícios religiosos são feitos na Catedral, e ela tem autonomia para gerir as coisas da Igreja de São Gonçalo”, informou o consultor jurídico Mário Gama. 

Para Alef Mackley Lopes, que é monitor projeto Visitar, o que mais atrai os visitantes é a fama dos casamentos duradouros. “Normalmente essa fama de ser a igreja dos casamentos duradouros e felizes atrai os visitantes. A Igreja de São Gonçalo fica em meio aos prédios, e quem circula pelo Centro Histórico de Vitória não consegue ver. Quando chegam aqui procuram pela igreja dos casamentos duradouros e felizes, e não pela igreja de São Gonçalo."

Dizem que os casamentos que acontecem na igreja são duradouros, assim como o de Hedel e Valquíria. “Estou sabendo disso agora”, brincou Hedel. 

A Igreja de São Gonçalo está aberta à visitação de terça a domingo, inclusive feriados. 

Reportagem/ Marcelo Rosa/ TV Vitória

Pontos moeda