Geral

Fukushima tem terremoto de 7,3 e tsunami se aproxima da costa no Japão

A cidade foi evacuada imediatamente. Autoridades da Agência de Meteorologia Japonesa informaram que um tsunami, com ondas que já chegaram ao porto da cidade de Iwaki, se aproxima

Redação Folha Vitória
Região foi evacuada sob ameaça de novo tsunami Foto: Reprodução/ East News/ East News/Associated Press/Yomiuri Shimbun

Tóquio - Um terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter atingiu o Japão às 5h59 da manhã (16h59 de Brasília). As autoridades japonesas emitiram alerta de tsunami em toda a costa do país.

A magnitude do terremoto, que ocorreu perto das usinas nucleares de Fukushima, foi revisada de 7,3 para 6,9, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. A Agência Meteorológica do Japão, no entanto, revisou para 7,4. Não há relatos imediatos de feridos ou danos.

O terremoto causou tremores em prédios distantes, como em Tóquio, que fica a 250 quilômetros de Fukushima, e o governo emitiu um aviso de tsunami dizendo que ondas de até três metros poderiam ser esperadas.

A Tokyo Electric Power, que opera as usinas de Fukushima, onde as inundações causadas pelo tsunami depois do terremoto de 2011 causaram o derretimento de vários reatores, disse que uma onda de quase um metro atingiu a central nuclear Fukushima número 2. Essa usina, bem como a número 1, foram fechadas desde o terremoto de março de 2011.u

De acordo com a emissora NHK, um incêndio causou uma explosão em uma fábrica de produtos químicos, mas não forneceu detalhes sobre o tamanho da explosão ou danos.

A emissora mostrou imagens de uma área costeira ligeiramente ao sul das usinas nucleares, onde as sirenes que alertam sobre o tsunami estavam tocando, enquanto os moradores eram alertados para se retirar do local.

A NHK mostrou o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que está visitando a Argentina, em uma breve coletiva de imprensa assegurando que o governo estava tomando todas as medidas para garantir a segurança. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Pontos moeda