Geral

Leitores registram diferença no nível dos rios capixabas após chuvas

Até o último dia 09, a vazão do Rio Santa Maria estava em 3.196 litros por segundo, 604 abaixo do limite crítico. No Rio Jucu também houve aumento do volume

Situação do Rio Santa Maria, no Centro de Santa Leopoldina, entre o último sábado (12) e a manhã desta segunda-feira (14) Foto: Fernando Rocha / Reprodução Facebook

As chuvas que atingem o Espírito Santo já causaram mudanças nas paisagens dos rios. O que antes era mato e assoreamento, foi transformado em cheias, como não se via há certo tempo.

O morador da cidade de Santa Leopoldina, região Serrana do Estado, Fernando Rocha, registrou em fotos a diferença na situação do Rio Santa Maria entre o último sábado (12) e a manhã desta segunda-feira (14).

O rio Santa Maria da Vitória é responsável pelo abastecimento de diversas regiões da Grande Vitória. De acordo com o boletim da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), divulgado na última quinta-feira (10), um dia antes, a vazão do rio estava em 3.196 litros por segundo, 604 abaixo do limite crítico.

Leia também: Nível do Rio Jucu sobe e peixes aparecem após chuva no Estado

Rio Cinco de Novembro

Foi registrado aumento do nível no Rio Cinco de Novembro Foto: ​Reprodução

Outro local que registrou aumento no nível dos rios foi o distrito de Santo Antônio do Canaã, também no município de Santa Teresa. Com as chuvas registradas durante toda a madrugada desta segunda-feira (14), o Rio Cinco de Novembro também deixou a aparência da seca.

No entanto, a chuva também expôs problemas no local. Como o nível do rio subiu de forma rápida, o assoreamento e a água cheia de terra deixaram lenta a vazão do rio. Em alguns pontos a água chegou a ficar parada.

Com informações do blog Salvem o Rio 5 de novembro.

Pontos moeda