Geral

Nova hidrelétrica vai garantir armazenamento de água no Norte do Espírito Santo

A Pequena Central Hidrelétrica terá potência total de sete megawatts, com queda bruta de 20,8 metros e cumprimento total de crista de 222 metros

O governador Paulo Hartung fez uma visita técnica à central hidrelétrica de Cachoeira do Inferno Foto: Divulgação/Governo

Com capacidade de gerar energia para uma cidade com, aproximadamente, 10 mil habitantes, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da Cachoeira do Inferno, em Nova Venécia, será instalada pela Empresa Luz e Força Santa Maria S.A no Braço Sul do Rio São Mateus, localizada no quilômetro 47 da Rodovia São Mateus. 

A PCH terá potência total de sete megawatts, com queda bruta de 20,8 metros e cumprimento total de crista de 222 metros. Além disso, ela contará com uma barragem com capacidade para armazenar 3,37 milhões de metros cúbicos de água. A previsão é que a obra seja concluída dois anos após seu início.

Com a presença do governador Paulo Hartung (PMDB), foi realizada, nesta quinta-feira (17), uma visita técnica no local onde está sendo construída a usina.Também participaram o secretário da Agricultura, Octaciano Neto; o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), Ênio Bergoli; além de lideranças da região.

O presidente da Luz e Força Santa Maria S.A, Arthur Coutinho, que recebeu e acompanhou a comitiva, afirmou que o empreendimento será estratégico para região. "O objetivo principal é a geração de energia. Além disso, resolve o problema de abastecimento de água em São Mateus, que também é uma meta nossa em parceria com o Governo do Estado, com o represamento da água. E ainda vai gerar emprego na obra", destacou Coutinho.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a PCH, além de aumentar a geração de energia para o Estado, será um instrumento de enfrentamento aos períodos de estiagem. "O represamento de água será importante para quando no futuro tivermos outras crises hídricas e servirá para o abastecimento da população", reforçou Octaciano.

Pontos moeda