Geral

ONU diz que 1.792 iraquianos foram mortos em outubro

Redação Folha Vitória

Bagdá - A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que 1.792 pessoas foram mortas no Iraque durante o mês de outubro, 789 a mais que no mês anterior.

De acordo com a Missão de Assistência das Nações Unidas no Iraque (Unami, na sigla em inglês), 1.120 vítimas eram civis, enquanto as 672 outras vítimas eram membros das forças de segurança do Iraque, que englobam os curdos peshmerga, o Ministério do Interior, as forças da SWAT e milícias aliadas ao exército iraquiano.

A Unami também divulgou que outras 1.358 pessoas foram feridas. A cidade mais atingida foi Bagdá, onde 268 civis foram mortos e 807 ficaram feridos. A província de Nineveh foi a segunda mais violenta, com 566 mortos e 59 feridos. Grande parte da província, incluindo a capital, Mossul, é controlada pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

O enviado da ONU ao Iraque, Jan Kubis, afirmou que os civis em Mossul "estão, mais uma vez, em perigo", devido às operações militares que estão sendo realizadas na área e à tática do Estado Islâmico de utilizar essas pessoas como escudos humanos. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda