Geral

Primeira-ministra da Escócia diz que decisão sobre o Brexit foi 'significativa'

Redação Folha Vitória

São Paulo - A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, afirmou que o governo do país irá "considerar ativamente" se irá se unir, formalmente, à batalha legal sobre o Artigo 50 depois da decisão da Suprema Corte britânica ao dizer que o governo de Theresa May deverá consultar o Parlamento sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

Em entrevista à rede de TV britânica BBC, Sturgeon afirmou que a decisão foi "significativa". Já à revista Common Space, a primeira-ministra escocesa disse que a decisão da Suprema Corte "assinala o caos total e a confusão no governo do Reino Unido".

No início do mês passado, Sturgeon afirmou que iria publicar um projeto de lei que apresentaria as bases para um novo plebiscito de independência. Os escoceses rejeitaram a independência do Reino Unido em 2014, antes da decisão a favor da saída do Reino Unido. A grande maioria dos escoceses apoiou a permanência na UE, mas foi superada pela maioria dos eleitores da Inglaterra, que votou pela saída. (Victor Rezende, com informações da Associated Press - [email protected])

Pontos moeda