Geral

Alunos de Cachoeiro participam de Mostra Científica e Cultural do projeto ‘Cuidar Mais’

As atividades tiveram o objetivo de conscientizar e motivar a produção dos trabalhos, que se destacaram por reutilizar itens que seriam dispensados, como tampinhas, garrafas PET e óleo de cozinha, para a produção de sabão

A escola Anacleto Ramos, do bairro Ferroviários, em Cachoeiro, foi a vencedora da Mostra Científica e Cultural do Programa ‘Cuidar Mais’, desenvolvido pela BRK Ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (Sedu). O evento foi realizado na última terça-feira (14).

Cerca de 450 estudantes, familiares e professores estiveram no local para conferir os trabalhos em exposição. Estudantes do 6º ano do ensino fundamental de 14 escolas públicas da rede municipal e da rede estadual apresentaram trabalhos em maquetes, painéis, vídeos e paródia para retratar o tema do programa deste ano: ‘Saneamento é Saúde’.

A Anacleto Ramos ficou em primeiro lugar com o trabalho de reutilização de materiais desenvolvido ao longo deste ano. O segundo lugar foi conquistado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zacheu Moreira da Fraga, do distrito de Soturno, com trabalho de horta vertical, artesanato com material reciclado e plantas em vasos. Em terceiro lugar, ficou a escola Galdino Theodoro da Silva, do bairro Jardim Itapemirim. Os três primeiros colocados foram presenteados como forma de incentivo aos alunos para que estes possam dar continuidade ao projeto.

A responsável pela área de Comunicação da BRK Ambiental, Rosa Malena, enfatiza a importância do Programa Cuidar Mais, ao envolver não somente os alunos, mas a comunidade do entorno das escolas. “As atividades desenvolvidas em sala de aula e todo o processo de elaboração e reflexão do trabalho a ser apresentado na Mostra Científica e Cultural contribuem para despertar para a mudança de atitudes em relação ao meio ambiente”, afirma.

Das 14 instituições de ensino, 11 são da rede municipal de ensino e três da rede estadual. O Programa Cuidar Mais, ao longo do ano, teve a participação de 24 escolas, que desenvolveram atividades com os estudantes abordando assuntos como saneamento e saúde, importância da valorização e proteção do meio ambiente e da conservação e manutenção das florestas e a produção de água.

Pontos moeda