Geral

China tenta conter explosão do microcrédito no país

Redação Folha Vitória

Pequim - Em um movimento que inclui o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), autoridades chinesas pediram a governos locais que parem de aprovar licenças para empresas que fazem empréstimos de menor valor e de curto prazo e que possuem altas taxas de juros, e que proíbam que os credores operem fora da província onde estão registradas, de acordo com um aviso revisado pelo Wall Street Journal.

Apesar da diretiva ser direcionada a pequenas empresas, ela provocou uma queda nas ações de credoras chinesas listadas nos Estados Unidos, incluindo várias que se tornaram públicas nas últimas semanas e, agora, negociam abaixo do preço de oferta.

As ações da Qudian, que é apoiada pelo Alibaba Group, caíram mais de 20%, antes de se recuperarem para encerrar o dia em alta de 4% em Nova York na terça-feira. A Qudian arrecadou US$ 900 milhões no mês passado em uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) nos EUA neste ano. A PPDai Group e a Jianpu Technology, ambas listas apenas neste mês, recuaram 14% e 11% respectivamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda