Geral

Chuva, vendaval, raios e até granizo atingem o ES nesta semana

Um aviso especial foi divulgado pelo Incaper. O Estado de Atenção é para as regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e Noroeste

Após um final de semana com tempo quente, o Espírito Santo tem previsão de chuva forte, vendaval, raios e possível ocorrência de granizo em pontos isolados entre a tarde desta terça-feira (28) e a manhã de quarta-feira (29). 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as áreas sujeitas ao estado de atenção são alguns pontos das regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e Noroeste, além do trecho sul da Região Nordeste. O aviso meteorológico foi divulgado na manhã desta segunda-feira (27) pelo Instituto. 

Segundo o Incaper, esta segunda-feira (27) tem variação de nebulosidade na maior parte do Estado, mas o ar segue abafado. Na Região Sul e no sul da Região Serrana, podem haver pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Não chove nas demais áreas capixabas e há possibilidade de vento moderado no litoral, com rajadas no litoral sul e metropolitano. Na Grande Vitória a temperatura varia entre 21 °C e 34 °C.

Aviso meteorológico divulgado pelo Incaper na manhã desta segunda-feira (27). 

Na terça-feira, a previsão é de aumento de instabilidade por causa da aproximação de uma frente fria. Deve haver variação de nuvens na metade sul do Estado, com pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. Em alguns pontos da Região Sul, a chuva pode começar mais cedo. O extremo norte tem maiores períodos de sol, mas ocorrem pancadas de chuva à noite. As demais áreas capixabas têm pancadas de chuva com trovoadas à tarde e/ou à noite. Há também risco de temporais em algumas cidades. Na Grande Vitória a temperatura mínima pode chegar a 22 °C e a máxima a 29 °C.

Já na quarta-feira, uma frente semiestacionária mantém o tempo instável no Estado. Segundo o Incaper, chove em alguns momentos na maioria das regiões e o calor diminui. Na Grande Vitória a temperatura mínima pode chegar a 20 °C e a máxima a 24 °C.

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

Pontos moeda