Geral

Dia Mundial da Prematuridade vai incentivar doação de leite materno em Cachoeiro

O leite materno é muito importante para os bebês nos primeiros dias de vida, pois diminui as chances do recém-nascido desenvolver alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade no futuro

O Dia Mundial da Prematuridade, comemorado na próxima sexta-feira (17), terá como objetivo chamar a atenção para a importância da doação de leite materno aos bancos de leite, que fornecem leite às UTIs neonatais em Cachoeiro. A data foi criada para chamar atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 12% dos nascimentos acontecem antes da gestação completar 37 semanas.

“Queremos lembrar que o leite materno é fundamental para nossos pequenos pacientes, principalmente nos seus primeiros e desafiadores dias de vida. Uma nutrição adequada para a sobrevida, o crescimento e o desenvolvimento dos recém-nascidos é um dos grandes desafios para a neonatologia. Muitas vezes, pelo nascimento prematuro, pelo estresse da situação, sua mãe pode ter pouco leite”, explica a médica pediatra e especialista em neonatologia, Maura Moulin Rodrigues.

Segundo ela, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano no país, o equivalente a 931 por dia. “Cria-se um grande desafio contínuo e cuidadoso entre manter o equilíbrio do uso agressivo da tecnologia moderna e terapêutica que cada vez se desenvolve mais, com o cuidado redobrado na prevenção de danos e sequelas nesses organismos tão frágeis, que nascem cada dia, menores”, completa a pediatra.

O Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro, conta com equipes multiprofissionais e programas de humanização dentro da UTI, que abrangem, além do tratamento terapêutico, melhorar o conforto e reduzir o estresse do ambiente para o recém-nascido. As mães que se interessarem em doar leite materno podem entrar em contato com o banco de leite do Hospital Evangélico, que abastece o HIFA, pelos telefones: (28) 3521-6199 ou 3521-7045.

Pontos moeda