Geral

Filhote de baleia é encontrado morto na Praia de Regência, no ES

Segundo o instituo, até agora, mais de 105 encalhes de baleias-jubarte foram registrados, a maioria na Bahia e Espírito Santo

Um filhote de baleia foi encontrado morto na última quarta-feira (1), na Praia de Regência, no município de Linhares, no norte do Espírito Santo. O mamífero é da espécie Jubarte.

Os moradores o encontraram encalhado e já sem vida. De acordo com informações do Instituto Baleia Jubarteo Espírito Santo é o segundo estado do país onde mais encalham baleias. Desde o incio do ano até o mês de novembro, foram mais de 30 animais que ficaram presos no litoral capixaba.  

Para começar, é preciso lembrar que a população de jubartes que frequentam as águas brasileiras no inverno e primavera está em franca recuperação da depredação sofrida durante muitas décadas de matança comercial da espécie. De uma população que na década de 80 era de menos de mil baleias, o Projeto Baleia Jubarte estima que hoje ela já seja superior a 17 mil animais, o que é motivo para celebrar. E mais baleias vivas quer dizer, necessariamente, mais baleias mortas de causas naturais.

Como ajudar ao constatar um encalhe

O Programa de Resgate do Projeto Baleia Jubarte atua no litoral da Bahia e do Espírito Santo e conta com telefones de emergência, que recebem, inclusive, ligações a cobrar.

Caravelas: (73) 3297-1340* e (73) 98802-1874**

Praia do Forte: (71) 3676-1463*

WhatsApp (73) 98802-1874

* Horário comercial (segunda a sexta) ** 24 horas

Pontos moeda