Geral

Fotógrafa especialista em fotos "newborn" participa de congresso em Vitória

Além do período recomendado para as fotos, também existe toda uma preparação do estúdio e muita técnica

Os ensaios envolvem toda uma preparação e técnica 

De uns tempos para cá, o jeito comum de fazer fotografias saiu de moda e novas técnicas têm sido usadas para deixar os registros ainda mais bonitos. Uma delas é a arte de fotografar recém-nascidos, conhecida como "newborn", que registra os primeiros dias de vida dos bebês.

Para falar sobre a técnica, a fotógrafa Simone Silvério, considerada uma das maiores especialistas brasileiras em fotos de recém-nascidos, desembarca pela primeira vez no Espírito Santo, para participar do segundo Congresso Capixaba de Fotografia.

De acordo com Simone, a arte envolve muito mais do que técnicas fotográficas. É preciso também ter um jeito de lidar com o bebê, além de carinho e paciência.

“Um quesito muito importante é o conforto e a segurança do bebê que tem poucos dias de vida. É preciso estabelecer padrões de segurança para os ensaios, o fotógrafo precisa conhecer não só a técnica fotográfica como também a anatomia e fisiologia do bebê” explica Simone Silvério, presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN).

Além disso, existe um período recomendado para as fotos, que é entre 5 e 15 dias, pois os bebês ainda dormem muito e não sofrem com cólicas. O estúdio também tem toda uma preparação especial para receber os pequenos modelos, com som ambiente reproduzindo o últero materno, temperatura controlada a 30ºC, iluminação sem flash e principalmente tudo higienizado.

Sobre Simone Silvério

Simone Silvério é uma fotógrafa apaixonada pela maternidade e tudo que envolve esse universo. Mãe de quatro filhos, administradora de empresas com MBA pela FIA-USP, arquiteta formada pela FAU-USP, executiva com 15 anos de experiência no mercado financeiro internacional, deixou tudo para se tornar fotógrafa em tempo integral. É referência no mercado fotográfico nacional, comparada a fotografa australiana Anne Geddes, com quem fez, recentemente, um trabalho social no Brasil. Simone é membro e Fotógrafa Certificada pela associação de fotógrafos profissionais americanos PPA, é membro da associação americana de fotógrafos infantis NAPCP e presidente da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos ABFRN além de ser uma das fundadoras. Também é autora de diversos cursos sobre fotografia de bebês.

Aprendeu a arte de newborn com as maiores mestras no assunto: Kelley Ryden e Tracy Raven (EUA), Amber Shereen (Canadá), Laura Brett (EUA). Entre a centenas de ensaios no currículo, está o da lindinha Brenda, filha de Sheila Mello com o nadador Fernando Scherer.

Pontos moeda