Geral

Grupo de dança que sofreu grave acidente na BR 101 faz reestreia com roupas típicas emprestadas

Aos poucos, o grupo de danças de Domingos Martins vai retomando a rotina após acidente que vitimou nove integrantes

Dois meses após acidente envolvendo o Grupo de Danças Bergfreunde de Domingos Martins, na BR 101, em Mimoso do Sul, dançarinos que sobreviveram e que não estavam na viagem se preparam para fazer a primeira apresentação do grupo após a tragédia. Como os trajes e uniformes foram perdidos no acidente, os integrantes vão se apresentar com roupas típicas emprestadas por Hilda Braun no próximo dia 18, na 29ª Schützenfest em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Segundo a coordenadora do grupo Folclórico, Natalia Herbst, a viagem para Santa Catarina estava prevista na temporada, com as passagem compradas desde junho, mas como o material do grupo foi perdido, a apresentação só será possível por conta do apoio de ex-integrantes e parceiros. "Nós vamos com sete componentes e vamos usar roupas típicas e uniformes emprestados. Lá em Jaraguá do Sul, vamos contar com o apoio Neue Heimat Trachtengruppe, um grupo folclórico local que vai nos ceder alguns dançarinos", explica.

Um dos integrantes do Neue Heimat Trachtengruppe de Jaraguá do Sul, Heliomar do Valle Schwambach destaca que também é ex-integrante do grupo de danças de Domingos Martins e que será um prazer recebe-los em Santa Catarina. " Vamos completar o grupo, a princípio, com três dançarinos, já que eles vêm com cinco meninas e dois meninos. É sempre um grande prazer quando posso estar em contato com o grupo. Sou do grupo que iniciou os trabalhos em 1984, tive o privilégio de fazer parte da coordenação de danças do primeiro ano", disse.

O grupo de danças de Domingos Martins vai aos poucos retomando as atividades, segundo a coordenadora. "Retomamos os ensaios no último dia 29 e a intensão é fazer uma apresentação na Sommerfest, principal festa alemã de Domingos Martins, que acontece no início do ano. Para a confecção dos novos trajes, vamos contar o apoio o Instituto Sincades. Já enviamos o projeto e o orçamento para avaliação do Instituto" , informou.

Além disso, os integrantes do grupo, amigos e familiares vão trabalhar em estande beneficente na Vila do papai Noel, durante o XXI Brilho de Natal de Domingos Martins, em um espaço cedido pela Secretaria de Cultura e Turismo, onde serão vendidos bottons, canecas, camisetas, chapéus entre outros objetos para arrecadar recursos para a reestruturação do Bergfreunde.

Veja o vídeo:



Pontos moeda