Geral

Líderes empresariais europeus pedem a May que acelere negociações do Brexit

Redação Folha Vitória

Londres - Líderes empresariais da União Europeia e do Reino Unido pediram à primeira-ministra britânica, Theresa May, que acelere as negociações sobre a saída do país do bloco europeu, uma vez que a incerteza sobre as futuras relações comerciais ameaça empregos e investimentos.

Nesta segunda-feira, os líderes empresariais pediram ao Reino Unido que faça propostas concretas sobre as questões do divórcio para que as negociações possam avançar. A UE se recusou a discutir o comércio até que um acordo sobre as obrigações financeiras do Reino Unido fosse atingido, além de esforços sobre os direitos dos cidadãos e a fronteira irlandesa.

Grupos industriais da Alemanha, França, Reino Unido e outros países da UE enviaram representantes para Londres, em meio à preocupação de que o tempo está se esgotando para garantir que mais de 500 bilhões de libras em comércio continuem fluindo depois que os britânicos deixarem o bloco em março de 2019. Eles desejam um período de transição durante o qual o Reino Unido permaneceria no mercado único europeu e na união aduaneira para que as empresas pudessem se ajustar ao novo relacionamento após o Brexit.

"A empresa está extremamente preocupada com o lento ritmo das negociações e com a falta de progresso", afirmou a presidente da BusinessEurope, Emma Marcegaglia. "Pedimos que o Reino Unido permaneça na união aduaneira e no mercado único por um tempo, porque isso daria aos cidadãos e às empresas uma maior certeza [sobre o futuro]", disse. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda