Nasa descobre planeta muito quente onde 'neva' protetor solar

Kepler 13Ab é seis vezes maior que Júpiter e possui um lado sempre frio

Se você é do tipo que fica queimado com alguns minutos de Sol, a Nasa pode ter encontrado um lugar ideal para você. A agência espacial anunciou que o telescópio Hubble descobriu o planeta Kepler-13Ab, onde neva protetor solar.

Não é exatamente protetor solar, mas dióxido de titânio, o principal ingrediente dos protetores, além de ser usado para purificar água, em corantes de alimentos e roupas, em pastas de dente e muitas outras aplicações. E o composto neva a todo momento na atmosfera de Kepler.

O problema apontado pelos cientistas é que o composto só neva no lado permanentemente escuro do planeta. Então, um visitante hipotético do planeta precisaria entrar nesse lado noturno, colher o dióxido e depois ir para um local que fosse banhado pela luz da estrela mais próxima.

A suspeita principal da Nasa para o fenômeno é que os ventos muito fortes do planeta levam o gás óxido de titânio para o lado frio do planeta, onde eles se condensam e viram algo similar à neve. A gravidade poderosíssima do planeta — algo em torno de seis vezes maior que a de Júpiter, que por sua vez é duas vezes e meia mais forte que a da Terra — também ajuda nesse processo, segundo as suspeitas.

Kepler 13Ab fica a 1.730 anos-luz da Terra e na verdade é um exoplaneta de um sistema de estrelas múltiplas, com a temperatura assustadora de 2.760 ºC. Ele também é gigante, seis vezes mais massa que Júpiter, o que explica sua gravidade.