No Dia do Doador de Sangue, diretora do Hemoes reforça importância de solidariedade dos capixabas

Geral

No Dia do Doador de Sangue, diretora do Hemoes reforça importância de solidariedade dos capixabas

De janeiro até setembro deste ano, 46.621 pessoas doaram sangue no Estado

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado neste sábado (25), mas no Espírito Santo muitas pessoas ainda precisam adotar a doação como prática de solidariedade. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), de janeiro até setembro deste ano, 46.621 pessoas doaram sangue no Estado. Enquanto em 2016, durante todo o ano, foram 58.297 doadores.

Em junho deste ano, capixabas deram um show de solidariedade e lotaram os locais de doação após a tragédia na BR-101, em Guarapari. No entanto, depois do ocorrido o número de doadores caiu novamente e o estoque voltou a ficar baixo nos hemocentros do Estado.

A diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, contou que as doações na época ajudaram bastante, mas apenas como uma reserva momentânea, já que o sangue tem um prazo de validade.

"Quando tivemos aquele acidente na BR-101, houve uma comoção social muito grande no Estado e no primeiro momento foi uma boa reforça, só que momentânea. Ajudou bastante e houve até um excesso, mas depois que aconteceu aquilo houve, novamente, uma baixa no número de doações", afirmou.

Ela reforçou ainda a importância de doações regulares, principalmente nesta época do ano, quando o número de acidentes aumenta e há uma maior necessidade de estoque de sangue. Segundo ela, o Hemoes tem feito uma campanha de conscientização para que os doadores voltem a doar e para quem também ainda não é doador. 

"É uma época em que a gente precisa muito porque vem férias escolares, temos aumento de acidentes e maior necessidade de sangue. É o período que mais temos necessidade e infelizmente é também o que as pessoas vem menos doar", conta. 

Exemplo
O pesquisador Gaia Devaneio, de 37 anos, é doador há 12 anos e desde então se compromete também a fazer campanhas de doação. Ele começou a doar para ajudar um amigo e acabou se sensibilizando com a necessidade de outras pessoas.

"Eu comecei a doar em 2005 porque um amigo meu precisava de uma cirurgia, então me prontifiquei. Depois tomei conhecimento de que as pessoas precisam muito porque vi que o banco estava vazio, aí comecei a doar com frequência e também a incentivar as pessoas", conta. 

De seis em seis meses ele marca presença no Hemocentro para cumprir seu papel de doador e deixa um recado para quem tem medo de doar. 

"Hoje também sou doador de medula óssea. De seis em seis meses eu faço a doação e quando não posso ir peço alguns amigos para doarem. As pessoas que tem medo de doar, acho que poderiam ir até o local para ver como é o processo de doação de perto e entender como funciona. Eu comecei a doar porque um amigo precisava, mas depois entendi que outras pessoas também precisavam da minha ajuda", afirma. 

Requisitos para doação de sangue
· Estar em boas condições de saúde;
· Estar descansado e bem alimentado;
· Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam da autorização do responsável para fazer a doação);
· Pesar mais de 50 quilos
· Portar documento oficial com foto;
· Respeitar o intervalo mínimo entre cada doação (3 meses).

Onde tem Hemoes
- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2800 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7954 - Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.