ADOTE UMA CAUSA

Geral

Shopping Vitória recebe apresentação da Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII

A apresentação aconteceu no início da noite deste sábado e teve duração de aproximadamente 40 minutos

Quem passou pela Praça Central do Shopping Vitória no início da noite deste sábado (11) pode apreciar uma apresentação especial da Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz.

Em uma apresentação de aproximadamente 40 minutos, as crianças e adolescentes atendidas pela intituição executaram canções da música clássica, temas de filmes, cantigas infantis e, como não poderia faltar, canções natalinas.

Para a professora de violino do Instituto, Miriam Mollo Machado, esse foi um momento muito importante para o instituto e, principalmente, para as crianças da orquestra. "O bacana é que passamos o ano inteiro preparando e essa foi a hora de se apresentar. Isso enriquece a autoestima deles e é o reconhecimento de um trabalho", afirmou.

Veja as imagens da apresentação no Shopping Vitória!

Miriam também contou que, no começo da apresentação, as crianças ficaram um pouco tímidas, devido a grande quantidade de pessoas que pararam para apreciar o momento. Mas a timidez logo foi embora e elas brilharam durante todo o tempo que estiveram tocando.

A Orquestra de Violinos do Instituto João XXIII conta com a participação de 10 integrantes com idades entre 12 e 18 anos, que se destacam durante as aulas. Atualmente, 40 alunos se dividem em quatro turmas, onde são preparadas para seguir carreira na música.

Até agora, sete alunos do Instituto já foram aprovados para a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e outros quatro já se preparam para tentar uma vaga. Para a professora, é a oportunidade de mudar a vida das pessoas.

O Instituto

Segunda entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz, o Instituto João XXIII está localizado no bairro Consolação, em Vitória, e atende, em 2017, 168 crianças e adolescentes em situação de risco social, oferecendo atividades socioeducativas de musicalização, viola, violino, ioga, arteterapia e judô. Para os adultos, são oferecidos cursos de qualificação em parceria com o Senac. Para crianças de 03 a 06 anos, o instituto oferece espaço lúdico para brincadeiras em parceria com o CMEI Laurentina Mendonça.

O instituto oferece os serviços para os moradores de 25 bairros do município da capital, totalizando uma população superior a 86 mil habitantes. São atendidos os bairros de Consolação, Gurigica, Horto, Monte Belo, Bento Ferreira, Jesus de Nazareth, Ilha de Santa Maria, Romão, Cruzamento, Jucutuquara, Fradinhos, Piedade, De Lourdes. São Benedito, Bonfim, da Penha, Itararé, Santos Dumont, Santa Cecília, Maruípe, Tabuazeiro, São Cristovão, Santa Martha, Andorinhas, Joana D´arc também são bairros contemplados com o atendimento do instituto.

Pontos moeda