Geral

7ª Semana de Cinema em Alfredo Chaves contou com a participação de 400 alunos

A ilha, Espírito de Pássaro, O vendedor de fumaça, Pintinho, Picolé e Pipa, A Fábula da corrupção,Como a sociedade mata sua criatividade, Disque Quilombola, A lenda de Mona, Calango Lengo: Morte e Vida Sem ver Água, Websérie documental – Viva sem Veneno, foram os filmes exibidos durante a semana

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

De 5 a 8 de novembro Alfredo Chaves recebeu cultura e entretenimento durante a 7ª Semana de Cinema que aconteceu na cidade. O evento contou com a participação de alunos da Escola Estadual Camila Mota, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e da Escola Família Agrícola.

Ao todo a 7ª Semana de Cinema, uma parceria do Cineclube Atiára e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, recebeu 400 alunos, entre crianças e adolescentes, nos seus quatro dias de evento que teve como novidade oficinas de audiovisual coordenadas pelo publicitário, especialista em Televisão e Cinema, mestre em Comunicação e Cultura, documentarista e pesquisador em produção audiovisual, Philipe Fassarela. As crianças com idade entre 4 a 7 anos, inscritas no programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, participaram do Festivalzinho Infantil que exibiu pequenos filmes voltados a natureza, cidadania, respeito ao próximo e autoestima.

“A linguagem audiovisual tem o poder de contribuir para as reflexões sobre questões sociais e culturais. E ainda proporcionarmos para os alunos uma iniciação sobre a história do cinema, noções de audiovisual e momentos de entretenimento para as pessoas que não têm oportunidades de frequentar as salas comerciais de cinema”, explicou a cineclubista e coordenadora do Projeto, Luziane de Souza.

Como resultado das oficinas de audiovisual, um documentário será realizado pelo alunos das escolas Mepes e Camila Motta, que já estão se reunindo para a escolha do tema. As gravações do filme acontecerão em cerca de 10 dias, quando o documentarista Fassarela retornará a Alfredo Chaves.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

Filmes exibidos durante a 7ª Semana de Cinema

A ilha: trata sobre a solidão das cidades grandes.

Espírito de Pássaro: retrata a natureza

O vendedor de fumaça: mostra a importância que as pessoas dão as aparências sem perceber as essências.

Pintinho, Picolé e Pipa: expõem temas sociais como alcoolismo, violência doméstica e trabalho infantil.

A Fábula da corrupção: evidencia os valores que estão cada vez mais ameaçados

Como a sociedade mata sua criatividade: descreve uma sociedade moderna que impõe um sistema ditado onde as capacidades criativas e naturais são desconsideradas.

Disque Quilombola: trata sobre as diferentes culturas e igualdade de vivências

A lenda de Mona: baseado no livro “A lenda de Mona”, aborda a explicação mitológica das Areias Monazíticas, presente no nosso litoral. A narrativa traz o santo brasileiro José de Anchieta, como protagonista desta fascinante estória que envolve fé, história,mitologia e ciência.

Calango Lengo: Morte e Vida Sem ver Água: retrata a falta de água no nordeste e a esperança pela sobrevivência

Websérie documental – Viva sem Veneno: adverte sobre os agrotóxicos e o poder de destruição

*Com informações: Prefeitura de Alfredo Chaves

Pontos moeda